Fundação BB ganha prêmio Aberje com a proposta do Programa Integridade

 

A entidade foi reconhecida na categoria regional e concorrerá ao prêmio nacional que acontecerá em novembro deste ano

A Fundação Banco do Brasil ganhou o Prêmio Aberje regional Minas Gerais e Centro-Oeste na categoria Ética, Integridade e Compliance.  A conquista veio por meio da apresentação do Programa de Integridade – um documento que reúne dispositivos para prevenir e detectar ocorrências de fraudes, corrupção e desvios de conduta.

As ações foram implementadas em setembro de 2018 pela na Fundação BB, e desde então, tem gerado visibilidade externa junto a parceiros interessados em implementar o programa, por meio de ações internas de capacitação e disseminação junto aos funcionários da fundação. Além disso, estas medidas fortaleceram a reputação da instituição gerando mais valor e atratividade para os investidores sociais.

O presidente da Fundação BB, Asclepius Soares, afirma que esta premiação é um grande reconhecimento. “Recebemos este prêmio com grande alegria porque simboliza que o Programa Integridade contribui para a construção de um ambiente ético, alinhado com as políticas do nosso instituidor, o Banco do Brasil, além de trazer repercussões positivas perante nossos parceiros e a sociedade”, avalia.

O Prêmio Aberje é uma iniciativa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial que visa reconhecer as ações de comunicação empresarial em âmbito nacional. Este ano o prêmio completa 45 edições, tendo premiado 915 instituições e reconhecido 2611 projetos de comunicação. A próxima etapa do Prêmio Aberje é a seleção do vencedor nacional que irá ocorrer em São Paulo, no dia 31 de outubro.

 

Programa Integridade

O Programa Integridade foi aprovado pelo Conselho Curador (maior instância deliberativa da Fundação BB) em 2018 , mas o início dos trabalhos começou em 2017 como forma de construir um mecanismo de prevenção da prática de atos lesivos contra administração pública nacional ou estrangeira. O objetivo do Programa foi construir medidas para prevenir atos ilícitos, reduzir perdas financeiras, danos à reputação, medidas anticorrupção e disseminar a cultura de integridade para todo o corpo funcional da Fundação BB. O documento está disponível neste link.

Como medidas para disseminação do Programa Integridade, os documentos foram publicados nos canais internos e externos da Fundação BB, foi criado um canal de comunicação para denúncias com indícios de ilicitude de qualquer natureza ( sem necessidade de identificação do denunciante), boletins de divulgação sobre a promoção de ética e integridade, além de palestras de sensibilização aos funcionários.

Nos últimos três anos a Fundação BB tem sido reconhecida regionalmente com as premiações da Aberje. Em 2018, a Fundação BB recebeu o Prêmio na categoria Comunicação e Organização de Eventos com o case Prêmio Fundação Banco do Brasil. Em 2017, a premiação foi na categoria Comunicação e Relacionamento com a Imprensa, com o case 10º Encontro de Jornalistas da Fundação BB . Já em 2016, foi vencedora na categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial – Fundação BB com o case Há 30 Anos Transformando a História de quem Transforma.

Notícias relacionadas

Fundação BB e parceiros premiam iniciativas por transformações sociais

As tecnologias sociais vencedoras do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social foram conhecidas na quarta-feira (16). As primeiras colocadas são dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul (2) e do Distrito Federal. A vencedora da categoria internacional é da República Dominicana.

Ações que promovem amamentação, saúde de gestantes e visitação na primeira infância são finalistas do Prêmio Fundação BB

Entre as 24 finalistas do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social deste ano, três estão diretamente ligadas ao desenvolvimento da primeira infância. A premiação inédita busca identificar tecnologias sociais que promovem ações de desenvolvimento infantil (linguagem, cognitivo, motricidade e socioafetividade), o fortalecimento de vínculos familiares e o exercício da parentalidade.

Apoio institucional