Fundação Cargill anuncia os 10 projetos selecionados na 4ª edição da Chamada Nutrindo Soluções Locais
Por: Fundação Cargill| Editais| 09/12/2024Iniciativas que visam fortalecer organizações sociais e promover a inclusão no Centro-Oeste vão receber apoio de até R$ 32 mil cada uma
A Fundação Cargill acaba de divulgar os 10 projetos selecionados na 4ª edição do Nutrindo Soluções Locais, uma iniciativa itinerante que visa fortalecer o desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil (OSCs). Os projetos selecionados nessa edição, todos do Centro-Oeste brasileiro, refletem o compromisso com a promoção de uma sociedade mais equitativa, com prioridade para organizações lideradas por pessoas com deficiência, negras, indígenas, mulheres, LGBTI+ e comunidades tradicionais.
Os projetos de fortalecimento institucional receberão até R$ 32 mil em financiamento, além de 24 horas de formação especializada, com foco em cinco eixos estratégicos: Articulação em rede e parcerias, Desenvolvimento de equipe e gestão de pessoas, Governança e estratégia organizacional, Infraestrutura e Processos de gestão e desenvolvimento de iniciativas socioambientais.
O eixo de Infraestrutura aborda desafios relacionados à estrutura física das organizações. Nesse âmbito, a Fundação Cargill promoverá melhorias nos espaços físicos e adquirirá equipamentos essenciais para potencializar o desenvolvimento das atividades realizadas pelas OSCs.
Entre os projetos contemplados estão Cozinha Inclusiva, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lucas do Rio Verde, em Lucas do Rio Verde (MT); Fortalecimento da Musicalização e Artes na Comunidade de São Sebastião, do Instituto José Maurício Nunes Garcia, em Brasília (DF); Escotismo Sustentável: Construindo Futuros, do Grupo Escoteiro Manoel Fernandes de Carvalho, em Uruaçu (GO) e Atividade de Vida e Saúde para Deficientes Visuais, do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá (MT).
O eixo de Desenvolvimento de equipe e gestão de pessoas tem como foco o aprimoramento de competências e habilidades das equipes das OSCs, independentemente de seu nível hierárquico. Nesse contexto, a Fundação investirá no fortalecimento das equipes gestoras, promovendo formações estratégicas e estruturando processos internos para maximizar o impacto social.
Desse eixo foram selecionados os projetos Equipe Empoderada, Comunidade Empoderada, do Instituto de Apoio e Capacitação, Instrução de Economia Solidária do Povo, em Campo Grande (MS); Cultura de Feedback e Comunicação Não Violenta: Planejamento Estratégico para Mulheres Plurais, da Associação Elas no Poder, em Brasília (DF); Caminho de Sonhadores, em Goiânia (GO); e Fortalecimento e Estruturação da Federação das Cooperativas do Sistema Unicafes, da Associação União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Mato Grosso, em Cuiabá (MT).
Já o eixo de Governança e estratégia organizacional concentra-se no fortalecimento da atuação estratégica das OSCs, abrangendo planejamento de curto, médio e longo prazo, além da análise de riscos e oportunidades. A Fundação apoiará a construção e o aprimoramento dos planejamentos estratégicos institucionais das organizações.
Entre os projetos desse eixo contemplados estão Nutrindo Soluções e Realizando Sonhos, do Comitê Pró Infância, em Cuiabá (MT) e Fortalecer para Crescer, do Instituto Ação Social Amor e Atitude, em Três Lagoas (MS).
“Esta edição do Nutrindo Soluções Locais é especial pois, além de reforçar nosso compromisso com o fortalecimento de OSCs, direcionamos esforços para o Centro-Oeste, uma região que precisa de maior visibilidade e apoio nos investimentos sociais. É gratificante ver projetos tão diversos que, com certeza, terão um impacto positivo nas comunidades locais”, avalia Flávia Tayama, diretora-presidente da Fundação Cargill no Brasil.
Os projetos foram escolhidos com base em critérios de capacidade técnica e institucional, potencial de impacto, aderência da proposta e potencial criativo e inspirador. Todos eles serão implementados a partir de janeiro de 2025 e terão duração de 6 meses.
Para mais detalhes sobre os projetos selecionados, acesse o site da Fundação Cargill.