Instituto Positivo lança e-book para auxiliar educadores a otimizarem o uso de recursos da rede pública

Por: GIFE| Notícias| 10/05/2021

Quais são as principais dificuldades que as redes de ensino enfrentam no que se refere a qualidade e equidade da Educação ofertada nos territórios? São problemas estruturantes? São questões prioritárias? Existem ações que podem reverter o quadro?

Proposto pelo Instituto Positivo, o guia Por onde começa um arranjo? parte dessas quatro perguntas fundamentais para mobilizar educadores a olharem para as características comuns entre os municípios do seu território, compreenderem as diferenças e estudarem indicadores educacionais e sociais.

Arranjo em quatro etapas

O diagnóstico territorial é essencial para dar início ao arranjo e também serve para ajudar a visualizar o que é relevante para todos e quais aspectos devem ser priorizados para o planejamento de ações colaborativas. 

Territórios costumam apresentar muitas demandas, portanto é fundamental eleger aquelas que são estruturantes, tanto para a melhoria da gestão, quanto da prática pedagógica.

Outra etapa fundamental de um bom arranjo educacional, de acordo com o guia, é a avaliação final das atividades realizadas, com o monitoramento das ações e avaliação dos resultados alcançados. 

O e-book recomenda ainda a colaboração de parceiros externos na avaliação, assim como a criação de observatórios paralelos à rede de educadores para o acompanhamento dos dados monitorados pelo arranjo educacional.

Quanto mais específico e engajado for o trabalho da rede de educadores e parceiros com as necessidades de cada região, mais subsídios serão gerados para a apreensão dos  desafios a serem superados no território e promoção de ações de transformação social.

O guia Por onde começa um arranjo? está disponível neste link.


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