Instituto Vedacit e Quintessa buscam organizações para compor 1º Mapa Cidades Sustentáveis
Por: GIFE| Notícias| 15/07/2019
Até 15 de agosto estão abertas as inscrições para o 1º Mapa Cidades Sustentáveis. A iniciativa do Quintessa e Instituto Vedacit tem como objetivo mapear organizações que atuam, incentivam e contribuem para o fortalecimento do ecossistema de cidades sustentáveis e, a partir das informações recebidas, produzir um mapa de iniciativas.
Podem participar da chamada organizações em qualquer formato – startups, negócios de impacto, empresas, organizações da sociedade civil, institutos e fundações -, desde que estejam em fase operacional.
Por se tratar de um tema muito amplo, as organizações realizadoras priorizaram os principais tópicos dentro do tema cidades sustentáveis e elegeram dez grandes eixos e seus respectivos subeixos. No momento da inscrição, cada organização deve indicar aquele que melhor se enquadra à sua principal frente de atuação.
Os grandes eixos são: saneamento, economia circular e gestão de resíduos, preservação ambiental, construções sustentáveis, mobilidade sustentável, habitação e moradia, gestão pública, bem-estar e responsabilidade do cidadão, ocupação profissional e educação.
Em bem-estar e responsabilidade do cidadão, por exemplo, estão contidos os subeixos direitos humanos e diversidade, esporte e lazer, revitalização e ocupação de espaços públicos, cultura e proteção ao patrimônio cultural e consumo consciente e inovação na interface entre saúde e meio urbano.
Já em economia circular e gestão de resíduos podem se inscrever organizações que atuam com design de produtos, reciclagem, soluções e inovação para redução de desperdício, inovação em gestão de resíduos e coleta seletiva.
Seleção e inscrições
Um comitê formado por integrantes das duas organizadoras irá considerar a proposta de atuação e enquadramento no subeixo selecionado no ato da inscrição para selecionar as organizações que integrarão o mapa.
Os interessados em participar do mapeamento deverão realizar a inscrição até 1º de agosto pelo site do Mapa. A divulgação das organizações selecionadas será feita ainda no início de agosto.
Todas as regras da chamada estão disponíveis neste link. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].