Instituto Yamana lado a lado com a comunidade

Por: Instituto Yamana| Notícias| 08/12/2017

O Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental encerrou, no final de novembro, o processo de escolha das iniciativas que serão apoiadas em 2018 pelo projeto Seminário de Parcerias. Ao todo, mais de 7 mil pessoas dos municípios de Jacobina, na Bahia, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás e Campinorte, em Goiás, serão beneficiadas diretamente pelos recursos do Instituto.

Entre os projetos contemplados estão a implantação do sistema de segurança por câmeras em colégio, aquisição de equipamentos odontológicos para atendimento à comunidade, equipamentos e materiais para apicultura e máquinas agrícolas. O objetivo é fomentar a geração de emprego, sustentabilidade e bem-estar das comunidades atendidas pelo Instituto Yamana.

Para Osvaldo Julio da Silva Filho, diretor executivo do Instituto, o Seminário de Parcerias é um projeto que fomenta uma aliança entre as comunidades e o instituto, empoderando a população a investir no seu futuro. “Nosso objetivo é plantar a semente, colocando o recurso nas mãos certas. Todo o trabalho e desenvolvimento, assim como os seus resultados, são conduzidos e administrados pela própria comunidade, reafirmando nosso compromisso de participação contínua e autonomia”, afirma.

Teatro de Tábuas promove Auto de Natal

Entrando no clima das festividades de fim de ano, as comunidades atendidas pelo Instituto Yamana receberam o Auto de Natal. Realizado pela ONG Teatro de Tábuas, neste ano foi apresentado o espetáculo “O Auto da Semeadura do Mundo”, inspirado na filosofia da “Árvore da Vida”.

Entre os dias 5 e 7 de dezembro, a companhia teatral passou pelas cidades de Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás e Campinorte, em Goiás, seguindo para se apresentar no dia 13 de dezembro em Jacobina, na Bahia. Estruturada em uma mistura do cordel nordestino e os contos mineiros, a trama traça um paralelo entre a vida dos personagens e uma árvore que nasce e floresce aos olhos atentos de cada espectador, mostrando ao público o quanto o bem e o mal estão dentro de cada uma das pessoas.

Também dentro das atividades de fim de ano, o Instituto preparou uma surpresa às populações das cidades de Jacobina (BA), Alto Horizonte, Nova Iguaçu e Campinorte (GO). Em parceria com as prefeituras locais, foi feita uma intervenção urbana com a colocação de uma árvore de 6 metros, que ficará exposta durante as comemorações de fim de ano.


Apoio institucional