Lançamento do novo Censo GIFE é um dos destaques da produção de conhecimento em 2019

Por: GIFE| Notícias| 16/12/2019

O destaque do ano foi o lançamento da nona edição do Censo GIFE. Produzida bienalmente desde 2001, a nova edição da pesquisa contou com 133 respondentes, 17 a mais do que em 2016. São maioria os institutos e fundações empresariais (52%), seguidos pelos familiares (22%), independentes e empresas (ambos 13%) que, juntos, investiram 3,25 bilhões de reais em 2018.

Muitos dos achados do levantamento conversam diretamente com a atuação em rede do GIFE. O fato de que houve um aumento do investimento em projetos de terceiros, que passou de 21%, em 2016, para 35% do investimento total, em 2018, somando 1,1 bilhão de reais, foi comemorado pela Rede Temática de Grantmaking, por exemplo. Saiba mais sobre o lançamento do Censo GIFE 2018

Além de figurar na SINAPSE, as informações sobre o Censo também serão disponibilizadas no Mosaico – Portal de Dados do Investimento Social, um hub de informações sobre investimento social privado e organizações da sociedade civil (OSCs). Além dos dados e conteúdos do Censo, a plataforma contará com a Base de Projetos, uma página com informações em forma de listas, tabelas e gráficos, além de um perfil breve de cerca de 600 projetos e programas das organizações, que podem ser filtrados por nome, região, áreas temáticas e público beneficiário. 

Além de dar visibilidade às iniciativas, a ideia da Base é promover reflexões, auxiliar no processo de tomada de decisão e apoiar o coinvestimento entre investidores sociais. O portal apresenta também o Diretório de pesquisas, uma seleção de plataformas, pesquisas e publicações que congregam dados sobre atuação, recursos e estrutura do campo do investimento social, da filantropia e das OSCs.  

Panorama ISP 

Dando sequência à primeira edição do Panorama ISP, realizada em 2018, mais quatro encontros aconteceram em 2019: em São Paulo (em 26 de abril), Rio de Janeiro (10 de maio), Brasília (16 de setembro) e Curitiba (10 de outubro). A iniciativa tem como objetivo oferecer às instituições associadas ao GIFE uma formação sobre as principais tendências do investimento social privado e a importância do setor avançar para ser cada vez mais plural, institucionalizado, coletivo, doador, abrangente, articulado, inspirador e efetivo. 

O evento usa como base os dados do Censo GIFE e outras pesquisas do campo para traçar panoramas e tendências, além de seguir um roteiro programático dividido em quatro trilhas: painel sobre o “ISP e filantropia no Brasil e no mundo”, “O campo em números”, “Agendas do campo” e “Ampliando o impacto”. 

Diretrizes de Advocacy

A 11ª edição do Congresso GIFE, que será realizada em maio de 2020, contará com o lançamento de algumas iniciativas. Diretrizes de Advocacy é uma delas. A ferramenta online irá reunir orientações, boas práticas, estratégias e referências sobre o tema, de forma a apoiar a qualificação de organizações em advocacy, promovendo uma atuação ética na esfera pública. Além disso, também tem como objetivo ser um espaço de troca de conhecimento e fonte de pesquisa e promoção de uma prática mais qualificada. 

Para que o lançamento aconteça em maio de 2020, este ano foram realizadas pesquisas com levantamento bibliográfico, mapeamento de referências, entrevistas com especialistas e pessoas de referência de forma a estruturar a primeira versão da ferramenta que será aprimorada a partir de processo de escuta em 2020. 

Temas ISP 

Outra iniciativa do GIFE que avançou em 2019 foi a coleção Temas do Investimento Social (Temas ISP). Trata-se de uma série de publicações desenvolvidas pelo GIFE com o objetivo de debater estratégias e tendências do ISP. Por unir teoria e prática com dados e cases, busca qualificar a atuação de investidores sociais.   

Depois das edições sobre Alinhamento entre o investimento social privado e o negócio e  Olhares sobre a atuação do investimento social privado no campo de negócios de impacto, o terceiro tema será Filantropia Colaborativa. Para isso, foi realizado, em 2019, um processo de pesquisa e entrevistas individuais que ajudarão a compor a publicação, com previsão de lançamento durante o Congresso GIFE.

Artigos GIFE 

Em 2018, o GIFE articulou uma chamada pública e convidou especialistas a refletirem sobre temas diversos da filantropia, investimento social privado e sociedade civil brasileira. A análise e produção deu origem a uma série de artigos para apoiar a expansão, diversificação e qualificação da ação pública pela sociedade. Em fevereiro de 2019 foi lançado o primeiro número dos Artigos GIFE e entre os textos publicados a partir da chamada pública desenvolvida em 2018 e aqueles lançados a partir do convite a especialistas, foram lançados 10 artigos ao longo de 2019.

Considerando acessos e downloads, as publicações somam mais de 4.800 visualizações. Todos os artigos estão publicados na SINAPSE . A iniciativa deu tão certo que será repetida: em novembro deste ano, o GIFE lançou a 2ª Chamada de Artigos Censo GIFE 2018. Até 1º de março de 2020 serão selecionados seis novos trabalhos. 

Grupo de conhecimento sobre Investimento Social Privado

Também foi em 2019 o lançamento de uma edição temática do Boletim de Análise Político-Institucional (BAPI). A escolha do tema Organizações da Sociedade Civil no Brasil foi motivada por reflexões realizadas no âmbito do Grupo de Conhecimento no Investimento Social Privado. Para cumprir com seu objetivo de abarcar diferentes vertentes que compõem o campo e o debate sobre OSCs no Brasil, a publicação ouviu diferentes especialistas sobre o tema. A publicação se soma à oficina realizada no Seminário Internacional: espaço cívico e fortalecimento da sociedade civil como uma das ações desenvolvidas pelo grupo de conhecimento.  O grupo, liderado pelo Gife, congrega organizações que produzem dados e pesquisas sobre o campo do ISP e da sociedade civil organizada no Brasil com o propósito de refletir sobre o campo do investimento social privado e da filantropia, articulando atores e produzindo conhecimento coletivamente para o setor.

Painel de transparência

O Painel GIFE de Transparência segue um conceito simples: verificar se os institutos e fundações associadas ao GIFE seguem um conjunto de indicadores sobre transparência – como contato, propósito da organização, governança e gestão, entre outros – a partir das informações que disponibilizam em seus sites. 

Além de a plataforma reunir em um só lugar as informações sobre seus associados, permite que cada um analise se a sua instituição dá acesso a todos os dados necessários. Em 2019, o GIFE publicou o 2º Informe Dialogando sobre Transparência, que reúne informações sobre a participação de 70 associados no portal, que conta com mais de três mil acessos. 

Indicadores de governança

Semelhante ao Painel de Transparência, os Indicadores GIFE de Governança são uma autoavaliação onde institutos, fundações e empresas podem preencher um questionário online e verificar, a partir de indicadores e pesos numéricos, o grau de desenvolvimento de sua governança de acordo com linhas gerais estabelecidas pelo Guia das melhores práticas de governança para institutos e fundações empresariais, elaborado pelo GIFE em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Entre os cinco eixos de indicadores estão políticas institucionais, composição do conselho, estratégia e gestão e outros. Em 2019, mais de 100 organizações responderam ao formulário. Além de reunir dados sobre as organizações, o preenchimento do formulário permite que os respondentes possam fortalecer suas práticas e, consequentemente, sua legitimidade.

Sinapse

Se em 2018, a produção de conhecimento no GIFE foi marcada por uma remodelação da SINAPSE, biblioteca virtual da instituição, 2019 foi o ano de rechear a plataforma com diversos conteúdos, além de iniciativas como pesquisas, artigos e eventos sobre o investimento social privado e temas correlatos. 

Somente em 2019, foram realizados mais de 134 mil downloads no site, além de a plataforma ter atraído mais de 143 mil novos usuários, que puderam navegar por mais de 100 publicações adicionadas ao


Apoio institucional