Mercado Livre e Mayma lançam minicurso online sobre empreendedorismo sustentável

Com o objetivo de fornecer ferramentas para que negócios prosperem, desenvolvam e maximizem seu impacto econômico, social e ambiental, o Mercado Livre, em parceria com o programa de aceleração Mayma Humanidad Empreendedora, acaba de lançar o Empreender com Impacto.

Trata-se de um minicurso online composto por 12 webinars direcionado a empreendedores do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai, durante o qual eles aprenderão sobre propósito empreendedor, triplo impacto – social, ambiental e econômico -, modelos de negócios sustentáveis inovadores, métricas de impacto, canvas B, comunicação e marketing digital, benefícios para empreendedores sustentáveis em vendas no Mercado Livre, planejamento financeiro de um empreendimento de impacto, entre outros conteúdos.

Além de ter acesso a novos conhecimentos que podem e devem ser aplicados nos negócios, os participantes também entrarão em contato com empreendedores especialistas em sustentabilidade, comercialização, economia, desenvolvimento local, planejamento e finanças.

Todo o processo terá duração de cinco meses e, durante esse tempo, os empreendedores contarão com acompanhamento personalizado, poderão participar de seminários internacionais relevantes e terão contato com seus pares integrantes do ecossistema de empreendedorismo da América Latina.  

Masterclasses preparatórias

Antes das aulas oficiais, serão realizadas três aulas abertas, online e gratuitas. Três especialistas irão dividir suas experiências, aprendizagens e reflexões sobre temas diversos relacionados a sustentabilidade, protagonismo e nova economia.

Com o tema Programa Vivenda e a experiência de estruturar mercados e gerar impacto social, a primeira acontecerá no dia 13 de maio e será comandada por Fernando Assad. Já no dia 16 é a vez de Célia Cruz, do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), falar sobre o ecossistema dos investimentos e negócios de impacto e os desafios e oportunidades para empreender com impacto.

Denise Alves, da Touch Green, fecha a série no dia 23 de maio falando sobre Negócios Conscientes. As inscrições para cada uma das aulas pode ser realizada neste link.

Inscrições, seleção e premiação

Qualquer empreendedor com mais de 18 anos pode participar do processo de seleção para o curso. O valor do investimento de participação para aqueles que forem selecionados é de cem dólares americanos.

Entre os critérios que serão considerados na escolha dos participantes estão: o potencial que o negócio possui de gerar impacto socioambiental, trabalho em equipe, crescimento esperado e grau de inovação do empreendimento.

Os interessados podem realizar a inscrição até 22 de maio no site do curso. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Notícias relacionadas

Fundação Roberto Marinho e Telefônica Vivo lançam série sobre empreendedorismo jovem

Falar de empreendedorismo jovem de jovens para jovens. Essa é a proposta da série “Pense Grande.doc”, iniciativa da Fundação Marinho em parceria com o Canal Futura e a Fundação Telefônica Vivo. O projeto surgiu a partir dos programas “Pense Grande” e “Geração Futura”. João Alegria, gerente geral do Futura, explica que a série é continuação de uma parceria da Fundação Marinho com a Fundação Telefônica Vivo.