Organizações se unem para fortalecer agenda da Década dos Oceanos

Por: GIFE| Notícias| 23/05/2022
oceanos

Imprescindíveis para a manutenção da vida na Terra, os oceanos cobrem mais de 70% da superfície do planeta e contém 97% de toda a água da Terra. São responsáveis por influenciar o clima e as condições meteorológicas, estabilizar a temperatura, além de abrigar a maior diversidade de espécies do mundo. Apesar de sua importância, os oceanos sofrem com uma série de problemas como: excesso de lixo, principalmente de plástico; a sobrepesca; acidificação das águas; dentre outros. 

Com a perspectiva de enfrentar essas problemáticas, o ano de 2022 é o segundo da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021 -2030), ou Década dos Oceanos, declarada no dia 5 de dezembro de 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é construir uma estrutura comum para garantir que a ciência oceânica possa apoiar plenamente os países na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Dentro desta união de esforços, a Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, promove a segunda edição do Edital Conexão Oceano. A chamada oferece até R$ 70 mil em bolsas e prêmios para profissionais ou amadores da notícia ou fotografia com trabalhos sobre o tema. 

Vale destacar que, análises recentes reforçam a importância do investimento social privado  como apoiadoras da ciência oceânica. Desde 2016, 25 fundações aportaram 67% de todo o financiamento para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, que consiste em conservar e utilizar de forma sustentável o oceano e os recursos marinhos. O oceano atravessa muitos dos objetivos estabelecidos para um mundo mais justo e sustentável, como a erradicação da pobreza e da fome, a economia, transporte e produção de energia limpa.

Segunda Conferência do Oceano acontece no fim de junho

Dentro desta agenda, está prevista a realização da segunda Conferência do Oceano, que foi adiada devido à pandemia de Covid-19, e acontece do dia 27 de junho a 1 de julho em Lisboa, Portugal. O evento se propõe a debater a proteção dos oceanos como recurso crucial para o futuro do meio ambiente e da própria humanidade, poluição marinha, conservação de ecossistemas e pesca sustentável.


Apoio institucional