Pesquisa aponta que investidores sociais acreditam ser importante melhorar a entrega de resultados das OSCs
Por: GIFE| Notícias| 02/02/2018Estudo feito com 215 organizações das cinco regiões do país e 16 investidores sociais revela que 93% dos investidores acreditam ser importante melhorar o processo de entrega de resultados por parte das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e gostariam de entender melhor o retorno de seus investimentos.
Intitulada “Cenário brasileiro de comunicação entre investidores e projetos sociais”, a pesquisa, realizada pela empresa PeaceLabs, com o apoio do Instituto Legado e da agência Nossa Causa, investiga os principais desafios e dificuldades na relação investidor-organização. Para isso, analisa os canais de prospecção utilizados pelas OSCs, os formatos de entrega de resultados, a periodicidade de interação e transparência de processos com o investidor.
Um dos dados mais alarmantes é o fato de que apenas 5% dos investidores sociais estão satisfeitos com a entrega de resultados das OSCs em que aplicam recursos financeiros. Em consequência, 40% das OSCs afirmam que já tiveram investidores que decidiram descontinuar o financiamento.
As organizações apontam ainda sete grandes desafios na relação com o investidor:
- Manter um relacionamento a longo prazo com os financiadores (24,4%)
- Definir indicadores (13,4%)
- Acompanhar resultados e impacto em tempo real (12,6%)
- Ter uma comunicação periódica estruturada (11%),
- Gerar relatórios (9,4%),
- Justificar o orçamento (7,9%) e
- Coletar dados em campo (6,4%).
Obstáculo
Ter tempo para ir a campo é apontado pelos respondentes como a maior dificuldade encontrada no momento de coletar dados de resultado. Logo na sequência, a dificuldade levantada é de definir o que deve ser monitorado. Em terceiro lugar os respondentes trouxeram a dificuldade de desenvolver os instrumentos de pesquisa.