Podcast GIFE debate a atuação do investimento social privado e da filantropia no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 26/04/2021

Criado em 2019, o Podcast GIFE nasceu para fortalecer a comunicação e o debate de temas de atuação e interesse do setor do investimento social privado e da filantropia.

A iniciativa já contabiliza diversas produções, que vão desde séries temáticas para tratar de áreas estruturantes ou temas relevantes para o setor, até projetos especiais, tais como a produção dedicada ao 11º Congresso GIFE.

Todas as séries e episódios do Podcast GIFE estão disponíveis no site do GIFE e nas principais plataformas de áudio: Soundcloud, Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Google Podcasts.

A seguir, saiba mais sobre cada produção.

Série Fronteiras Coletivas

Qual é o papel da filantropia e do investimento social privado em tempos tão desafiadores? Nesta série produzida no âmbito do 11º Congresso GIFE, o Podcast GIFE analisa os avanços e aprendizados do setor para entender passado, presente e futuro.

Produzido em parceria com a Rádio Novelo, os dez episódios contam com a participação de representantes do setor e especialistas em diversas áreas.

Série Avaliação

Uma iniciativa da Agenda de Avaliação do GIFE em parceria com o Estúdio Cais, esta série coloca em pauta experiências que reforçam o potencial das práticas de monitoramento e avaliação para aprimorar ações dos investidores sociais no país e apoiar o processo de transformações sociais relevantes.

Ao longo de quatro episódios, a série aborda o potencial de contribuição da prática avaliativa em temas como geração de trabalho e renda, fortalecimento das organizações da sociedade civil (OSCs), educação e iniciativas de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Série Especial redeGIFE

Lançado mensalmente, o Especial redeGIFE consiste em uma série de reportagens que traz para o centro da pauta reflexões sobre assuntos da agenda pública brasileira e o fortalecimento da sociedade a partir da contribuição de diversas vozes do campo. As edições contam com recursos multilinguagem, entre os quais, a série de podcasts Especial redeGIFE.

A série já conta com dois episódios, que debatem desafios e perspectivas frente à pandemia e à agenda de promoção da equidade racial no Brasil. O Estúdio Cais assina a produção.

Série Grantmaking

Nesta série, uma realização do GIFE em parceria com o Estúdio Cais para a plataforma GrantLab, representantes de organizações do investimento social privado e da filantropia compartilham desafios, aprendizados e oportunidades a partir da experiência de suas organizações com a prática de doação para o fortalecimento da sociedade civil. 

Os cinco episódios debatem temas como articulação em rede, atuação internacional e uso de ferramentas na gestão de grants.

Série Educação Já

A série de estreia do Podcast GIFE, Educação Já, reúne especialistas, gestores públicos, investidores sociais e diversos outros profissionais para discutir oportunidades e desafios para uma atuação mais estratégica do investimento social na busca por uma educação pública de qualidade para todos, tendo como norte as prioridades levantadas pela iniciativa Educação Já!, do Todos Pela Educação.

Os sete episódios reúnem recomendações para a educação básica e experiências de sucesso nacionais e internacionais. O Estúdio Cais assina a produção.


Apoio institucional