Portal traz iniciativas inovadoras sobre desenvolvimento urbano

Por: GIFE| Notícias| 15/08/2016

Com a proposta de compartilhar projetos inovadores e de políticas públicas voltadas para a busca de soluções aos desafios das cidades e desenvolvimento urbano; o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) acaba de lançar a plataforma online “UNDP4Urban”.

A iniciativa faz parte das ações preparatórias ao Habitat III”.  Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, ela acontecerá em Quito, no Equador, de 17 a 20 outubro.

Na Conferência, o objetivo será revigorar o compromisso global de urbanização sustentável. Isso com base na Agenda Habitat de Istambul, definida na conferência de 1996. Será também criar uma Nova Agenda Urbana, incorporando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à implementação de políticas; para que as cidades sejam igualitárias e promovam a prosperidade e o bem-estar de todos.

O portal visa convocar as pessoas e organizações de todo o mundo a compartilharem experiências e estratégias de combate à pobreza urbana e outras questões dos territórios urbanos. Até o momento, mais de 200 iniciativas do PNUD realizadas desde 2014 em centros urbanos podem ser acessadas no site.

A iniciativa traz à tona uma demanda urgente da sociedade atual, que é discutir caminhos para tornar as cidades mais seguras e sustentáveis. Hoje, mais de metade da população mundial vive em áreas urbanas. Em 2050, esse número terá subido para 6,5 bilhões de pessoas – dois terços da humanidade.

A plataforma online pretende também ser um espaço aberto de engajamento de redes urbanas e alianças entre o público, o setor privado e especialistas em desenvolvimento urbano. Todos poderão compartilhar percepções e informação sobre o tema e propor uma discussão no site. Este oferece espaços de debate online a respeito de questões como a nova Agenda 2030 da ONU.

Leia mais sobre o tema:

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional