Prêmio da UNESCO reconhece ações de promoção de paz e tolerância

Por: GIFE| Notícias| 23/04/2018

 

Com o objetivo de premiar boas ações de promoção da paz e tolerância, estão abertas as inscrições para o prêmio “UNESCO-Madanjeet Singh de promoção da tolerância e não-violência”.

Criada em 1995, a premiação foi inspirada naquele ano, quando se comemorou o ano da tolerância pelas Organização das Nações Unidas (ONU), a assinatura dos países membros da “Declaração de princípios de tolerância” e também o aniversário de 125 anos de Mahatma Gandhi.

A ideia da iniciativa é reconhecer ações científicas, artísticas, culturais ou de comunicação de entidades governamentais ou não, organizações da sociedade civil (OSC), ou até mesmo indivíduos, que tenham feito contribuições excepcionais no fortalecimento da cultura de paz, promoção dos direitos humanos e de um espírito de tolerância, uma vez que, frente à natureza diversa do ser humano, “somente a tolerância pode garantir a sobrevivência de comunidades diferentes em cada região do globo” – diz o documento.

Alguns exemplos de projetos que podem concorrer são: atividades educacionais; implementação de programas sobre o tema; produção de materiais que ajudem a ensinar e conscientizar sobre o assunto; realização ou apoio à pesquisas sobre aspectos específicos de tolerância, entre outros.

Seleção

Uma série de critérios serão usados para escolher as ações vencedoras: as ações devem ter duração suficiente para que seja possível avaliar seus resultados e efetividade; representar uma contribuição extraordinária para os objetivos fundamentais da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e da ONU sobre tolerância e não-violência; possibilidade de inspirar novas iniciativas; apresentar uma contribuição para resolução de desafios internacionais sobre o tema.

O júri será composto por três membros independentes, de diferentes gêneros e nacionalidades, mas que tenham em comum uma reputação no campo da paz e direitos humanos.

Realizada a cada dois anos, a chamada de ações reconhece duas iniciativa para receberem 50 mil dólares cada (aproximadamente R$ 169 mil). Em 2018, será a 11ª edição da premiação.  

As inscrições devem ser feitas mediante preenchimento do formulário em inglês (disponível aqui) ou francês (disponível aqui) até o dia 15 de maio, por correio (enviar para o setor social e de ciências humanas da UNESCO, na França) ou email. Os documentos também contêm todas as regras da chamada de projetos.


Apoio institucional