Prêmio global incentiva jovens de até 35 anos a pensar sobre ODS

Por: GIFE| Notícias| 21/01/2019

A juventude de hoje será responsável por implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com essa crença na potencialidade dos jovens para pensar em ações que contribuam para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, estão abertas as inscrições da competição global Ideas for Action.

A iniciativa do Grupo do Banco Mundial e do Centro Zicklin para Pesquisa de Ética nos Negócios da Wharton School tem como objetivo encorajar jovens a desenvolver e compartilhar suas ideias para financiar soluções que mirem os ODS. Além disso, a competição busca criar, seja em mídias sociais ou pessoalmente, ambientes de troca entre jovens sobre desenvolvimento internacional.  

Podem participar pessoas entre 18 e 35 anos de todas as partes do mundo, desde que formem grupos de dois a seis integrantes, que podem ser de diferentes instituições de ensino, companhias, países e nacionalidades.

Quatro critérios principais serão utilizados na avaliação das propostas. O primeiro deles é o significado do projeto: as equipes deverão ter certo grau de profundidade com suas propostas, mas, ao mesmo tempo, ter potencial de escala para atingir um grande número de pessoas ou mais de um território.

A originalidade e criatividade também serão consideradas com priorização de ideias que apresentem propostas subdesenvolvidas em pesquisas e na literatura internacional. A clareza e viabilidade dos projetos também são critérios, sendo que neste último as propostas serão avaliadas por sua parte prática e não só teórica, além de serem aconselhadas a manter-se em uma região específica ou país.

A escolha dos finalistas e vencedores ficará a cargo de um painel de acadêmicos e profissionais de instituições públicas e privadas. Os vencedores poderão apresentar suas ideias durante a reunião anual do IMF e do Grupo do Banco Mundial, além de serem incubados na Wharton School e participação de uma rede com especialistas e acadêmicos.

As inscrições podem ser realizadas até 28 de fevereiro. Mas vale ressaltar que, antes disso, é preciso registrar a equipe neste link. O formulário com resumos rápidos da proposta pode ser preenchido em inglês, espanhol, português, francês ou árabe.

Todas as regras da chamada de projetos estão no regulamento, disponível aqui.


Apoio institucional