Prêmios de empreendedorismo da Folha de S.Paulo têm inscrições abertas

Por: GIFE| Notícias| 07/05/2018

 

Estão abertas as inscrições para duas iniciativas do jornal Folha de S.Paulo: a 14ª edição do Prêmio Empreendedor Social e a 10ª edição do Prêmio Empreendedor Social de Futuro.

O Prêmio Empreendedor Social, realizado desde 2005 em parceria com a Fundação Schwab, tem como objetivo selecionar e premiar profissionais empreendedores que estejam à frente de iniciativas inovadoras que promovam a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de risco social ou ambiental.

As atividades podem ser desenvolvidas em diversas áreas, como agricultura, ambiente, cultura, desenvolvimento local, educação, habitação, inclusão, saúde, entre outras. Profissionais de cooperativas, negócios sociais e organizações da sociedade civil (OSC) de qualquer parte do Brasil podem participar, desde que as atividades sejam desenvolvidas há, pelo menos, três anos.

A comissão avaliadora será formada por profissionais da Folha de S.Paulo e por consultores independentes. Juntos, levarão em consideração critérios como: inovação; sustentabilidade; impacto social direto; influência em políticas públicas; perfil do empreendedor social; alcance e abrangência; e efeito multiplicador.

Os finalistas receberão uma série de premiações, como: publicação do perfil do empreendedor e da organização em um caderno especial e também no site do jornal; certificação e participação em evento de premiação; kit com relatório analítico e material com fotos e vídeos sobre o trabalho ; convite para integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais; mentorias; bolsas para cursos; participação em seminários e workshops, entre outros.

Além dos finalistas, também será escolhido o empreendedor social do ano e um vencedor para a categoria ‘Escolha do leitor’. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de maio, mediante preenchimento e envio do formulário de inscrição, disponível no site do prêmio. Todas as regras estão listadas no regulamento, disponível na íntegra neste link.

Prêmio Empreendedor Social de Futuro

Apesar de ter um funcionamento semelhante ao Prêmio Empreendedor Social, o Empreendedor Social de Futuro é destinado aos jovens líderes, que estão começando a consolidar suas iniciativas.

Para participar, é preciso que o profissional tenha entre 18 e 35 anos, seja líder de uma iniciativa socioambiental inovadora que beneficia pessoas em risco social ou ambiental, e que o projeto tenha, no mínimo um ano, e no máximo três.

Lançada em 2009 pela Folha de S.Paulo, a premiação segue a mesma linha da outra: podem participar da seleção pessoas jurídicas de cooperativas, negócios sociais, startups e organizações da sociedade civil (OSC) com foco socioambiental em diversas áreas.

Nesta seleção de projetos, a comissão avaliadora levará em conta os critérios: inovação, perfil do empreendedor, impacto social direto e sustentabilidade.

As inscrições também podem ser realizadas até 20 de maio, neste formulário. Já o regulamento pode ser consultado aqui.  

O GIFE é parceiro do prêmio.

 


Apoio institucional