Saiba  como funciona a retirada de absorventes pelo Programa de Dignidade Menstrual

Por: GIFE| Notícias| 04/03/2024

Foto: Elias Costa/Unicef

O Programa Farmácia Popular, do Governo Federal, passou a disponibilizar gratuitamente em janeiro deste ano absorventes para pessoas em vulnerabilidade social. São mais de 31 mil unidades credenciadas em todo o país, onde é possível retirar o item. A ação faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, que visa promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e combater as desigualdades.

O programa é direcionado para beneficiar estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema, além de pessoas em unidades de sistema prisional.

Os critérios para receber os absorventes gratuitamente nas unidades credenciadas são:

– Ser residente do Brasil;

– Ter entre 10 e 49 anos de idade;

– Estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único);

– Ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa.

Para retirar o absorvente, é preciso gerar a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual” no aplicativo ou site do “Meu SUS Digital” e emitir o documento. A autorização deve ser apresentada em formato digital ou impresso na unidade credenciada, junto com um documento de identificação oficial com número do CPF. 

Veja aqui a lista de farmácias onde é possível retirar.

Para as pessoas em situação de rua, o item pode ser obtido em Centros de Referência da Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, centros de acolhimento e equipes de Consultório na Rua. Já as pessoas em privação de liberdade no sistema penal devem receber através do Ministério da Justiça e Segurança.

O Programa de Dignidade Menstrual visa beneficiar oito milhões de pessoas que menstruam, incluindo a população trans. 


Apoio institucional