Projeto TransFormar melhora o desempenho de alunos da rede municipal de educação de Casimiro de Abreu

Por: Instituto João e Maria Backheuser| Notícias| 20/05/2019

Práticas pedagógicas aprimoradas, acervos de livros diversificados, crianças mais engajadas na leitura, estreitamento da parceria entre escolas e famílias e práticas de gestão escolar ainda mais compromissadas com a aprendizagem dos alunos. Este são alguns dos resultados das ações do TransFormar, projeto que promove a formação continuada de educadores visando ao aprimoramento da gestão do sistema educacional e da atuação dos professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Casimiro de Abreu, no interior do Rio de Janeiro.

A iniciativa, uma parceria do Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) com a Secretaria de Educação Municipal de Casimiro de Abreu e a Comunidade Educativa CEDAC, é realizada  desde 2015 e, segundo estudo feito pela consultoria Plano CDE, contribuiu para, nos dois primeiros anos de atuação, um aumento de 1,6% na taxa de aprovação de alunos do Ensino Fundamental I. Este aumento é atribuído à criação de um ambiente onde o incentivo à leitura e o contato com as famílias dos estudantes é prioridade.

De acordo com Anna Backheuser, presidente do IJMB, os efeitos do projeto poderão ser percebidos, especialmente, a longo prazo. “Existe uma expectativa de que, nos próximos anos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também seja impactado positivamente pelas ações continuadas do TransFormar”, afirma.

Patrícia Diaz, diretora da Comunidade Educativa CEDAC, que acompanha diretamente as ações do projeto, ressalta que “O projeto busca alcançar mudanças estruturais na cultura profissional da rede, implantando uma prática contínua de formação em serviço e de acompanhamento das aprendizagens dos alunos, o que gera a qualificação da oferta do ensino e, consequentemente, contribui para assegurar o direito de todos a aprender. ”

O estudo indica ainda que o projeto Transformar impactou de forma robusta a forma como as escolas se organizam para criar um ambiente de leitura favorável, com bibliotecas melhores, acervos mais diversificados e mais disponíveis aos alunos. Além disso, é possível notar que essa promoção da leitura está chegando na sala de aula, pois os professores têm feito mais uso da literatura no ensino de Língua Portuguesa. Dentre outros indicadores, o estudo apurou que entre 2013 e 2017, o percentual de bibliotecas escolares com funcionário dedicado em Casimiro de Abreu cresceu.

O TransFormar também ajudou a equipe da Secretaria de Educação a entender melhor como fazer a gestão e o planejamento da rede de ensino, fazendo com que as reuniões de planejamento e acompanhamento tivessem mais foco em conteúdos pedagógicos e apoio, e não apenas em questões administrativas.

Toda a rede municipal está sendo beneficiada pelo projeto, que alcança mais de 7300 crianças e suas famílias. São 25 escolas, 33 diretores e vice-diretores, 25 professores orientadores e aproximadamente 700 professores.

 


Apoio institucional