Publicação aborda implementação de programas de diversidade e inclusão nas organizações

Por: GIFE| Notícias| 16/08/2021
Publicação reúne conceitos, métodos de diagnóstico e modelos para desenvolver ações de diversidade e inclusão.

mês da filantropia negra

A partir da identificação dos desafios mais comuns no ambiente corporativo, a publicação Pessoas e Práticas: Como as Ciências Comportamentais podem promover a Diversidade e a Inclusão nas Organizações reúne recomendações para a ampliação da diversidade de gênero, raça e orientação sexual nas equipes.

Uma iniciativa do Instituto Mattos Filho em parceria com o BiiLab – Behavioral Insights for Inclusion Lab, o material visa contribuir com a implementação de programas de diversidade e inclusão nas organizações.

Produzido com base em evidências científicas e ações que comprovaram resultados promissores na área, o documento explora os conceitos de diversidade, inclusão e pluralidade, métodos de diagnóstico e modelos de intervenção.

Técnicas de escuta ativa, treinamentos, métodos de monitoramento e avaliação e ações para reduzir e lidar com casos de assédio ou discriminação são alguns dos conteúdos reunidos na publicação, que reforça ainda a importância do engajamento das lideranças para tornar o ambiente corporativo acolhedor e seguro para todas as pessoas.

Com base em estudo feito com empresas, o livro lista seis práticas de liderança inclusiva exitosas na promoção de uma cultura de inclusão em que os trabalhadores se sentem seguros e bem-vindos.

O documento inclui ainda um framework das intervenções juntamente com um conjunto de questões-chave para auxiliar as organizações na identificação das falhas em suas políticas inclusivas e de oportunidades de implementação de outras políticas e intervenções.

Pessoas e Práticas: Como as Ciências Comportamentais podem promover a Diversidade e a Inclusão nas Organizações está disponível para download neste link.

*Este conteúdo faz parte do Mês da Filantropia Negra, co-promovido por GIFE e Rede Temática de Equidade Racial.

Apoio institucional