Segunda chamada do projeto Construindo a Resistência Democrática recebe inscrições

Por: GIFE| Notícias| 20/03/2018

Estão abertas as inscrições para a segunda chamada do projeto Construindo a Resistência Democrática. Realizado pela Abong, em parceria com Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP), a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA), e apoio da União Europeia, o projeto irá selecionar organizações com a finalidade de apoiar e fortalecer processos de conformação e articulação da sociedade civil brasileira.

A iniciativa, com duração de quatro anos, irá desenvolver produtos nas áreas de articulação – com destaque para o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) -,  formação política, comunicação, advocacy e fomento de pequenos projetos, incluindo apoio a atividades como reuniões, encontros, seminários, cursos, oficinas, intercâmbios, campanhas, mobilizações, promoção e/ou participação em eventos, publicações, atividades e produtos de comunicação.

Quatro temas serão priorizados nesta segunda chamada: a sustentabilidade financeira e política para a agenda contra a criminalização das OSCs e movimentos sociais; demandas relacionadas ao novo MROSC; defesa de direitos sexuais e dos direitos reprodutivos, contra a ofensiva conservadora de antidireitos e todas as formas de discriminação; iniciativas que tratem da democratização do poder e da reforma do sistema político e do estado.

Serão priorizadas organizações com capacidade de mobilização, mas que apresentem um menor grau de desenvolvimento institucional, o que muitas vezes dificulta a participação em espaços de formulação e controle social de políticas públicas, na capacidade de se articularem com outros atores, na visibilidade de suas agendas e na efetividade de suas ações.

Os projetos devem responder a problemas ou necessidades objetivas das comunidades e/ou segmento social a que se destinam, ao mesmo tempo em que buscam a promoção de direitos econômicos, políticos, sociais, culturais e ambientais.

Participantes

O apoio será concedido a organizações da sociedade civil juridicamente constituídas, com sede e/ou atuação em todo o país, mas preferencialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Poderão ser apoiados projetos de grupos, redes e articulações informais, desde que indiquem uma organização da sociedade civil juridicamente constituída como responsável pela gestão dos recursos e envio de relatórios de atividades e financeiro.

Nesta segunda chamada do projeto, serão beneficiadas 25 propostas, com R$8 mil cada e aproximadamente 750 pessoas.

Inscreva-se

As inscrições podem ser feitas por meio do email [email protected] até o dia 10 de abril de 2018. As organizações interessadas devem consultar o regulamento e os materiais de apoio, tais como o roteiro e orientações para a elaboração do projeto. Dúvidas pelo telefone: + 55 71 2104-5457.

 

 


Apoio institucional