Seis podcasts que debatem temas de atuação do ISP

Por: GIFE| Notícias| 28/06/2021
fundos filantrópicos

Este mês, a seleção do redeGIFE reúne séries e episódios de seis podcasts produzidos por iniciativas do investimento social privado e da sociedade civil organizada como Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Fundação Grupo Volkswagen, Instituto Betty e Jacob Lafer, entre outros.

CEBDS Sustentável

O episódio de estreia do podcast do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) debate como empresas de diferentes elos da cadeia produtiva podem colaborar para transformar sistemas alimentares. A iniciativa é do Grupo de Trabalho Sistemas Alimentares do CEBDS, que conta com mais de 16 empresas de diversos elos da cadeia produtiva de alimentos e que está engajado com a transição para sistemas saudáveis, inclusivos e resilientes. Acesse.

Confluentes

O programa reúne autoridades, artistas e especialistas em diversas áreas para conversar sobre questões fundamentais para a democracia brasileira. A iniciativa é do projeto Confluentes, do Instituto Betty e Jacob Lafer, fundado por um grupo de instituições que financiam iniciativas da sociedade civil. A série de estreia do podcast, Como posso fazer parte da mudança?, debate cultura de doação e filantropia. Ouça.

Eduquê

Uma realização do FreshEd e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o podcast mensal reúne pesquisadores e atores da sociedade civil para debater questões atuais da educação. No primeiro episódio, a secretária-executiva do Movimento de Educação Para Todos (MEPT), Isabel da Silva, conta como a organização se articula para garantir o direito à educação em situações extremas como a pandemia de Covid-19. Confira.

Inovadores de Impacto

Uma realização da Din4mo, o podcast traz convidados especiais para falar de temas relacionados ao mundo do empreendedorismo, investimento e impacto socioambiental positivo. Os primeiros episódios já estão no ar. Acesse.

Vida em Movimento

Podcast da Fundação Grupo Volkswagen reúne especialistas para conversar sobre as causas de atuação da organização: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. O primeiro episódio da segunda temporada já está no ar e conta a história da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, e entrevista Olavo Nogueira Filho, diretor executivo do Todos Pela Educação. Ouça.

Visão Panorâmica

A Fundação Estudar e a Fundação Lemann lançaram recentemente o podcast com o objetivo de debater o presente e o futuro de grandes áreas, como o impacto da pandemia na tecnologia, na educação e na saúde por meio das histórias de líderes e transformadores sociais. Nesta primeira temporada, o podcast está dividido em três episódios. O primeiro conta com a participação de Guilherme Lichand, premiado empreendedor e inovador social, e João Abreu, cofundador da Impulso, organização que usa dados e tecnologia para impulsionar a saúde pública brasileira. Confira.


Apoio institucional