Semana Mundial do Brincar 2020 tem como tema a imaginação das crianças e incentiva o brincar dentro de casa

Por: GIFE| Notícias| 25/05/2020

Pensar, celebrar e promover a importância do brincar livre no desenvolvimento integral do ser humano é um dos principais objetivos da Semana Mundial do Brincar (SMB), mobilização anual realizada pela Aliança pela Infância, movimento internacional que organiza ações para promover uma infância digna e saudável. 

A SMB acontece anualmente no mês de maio, no âmbito do Dia do Brincar, celebrado em 28 de maio. Durante uma semana, núcleos da Aliança espalhados por diversos estados e cidades brasileiras, juntamente com coletivos, organizações, escolas, creches e demais pessoas interessadas no tema, organizam atividades em praças, parques e na avenida da praia. 

Esse ano, entretanto, em razão da pandemia do novo coronavírus e das determinações de quarentena e distanciamento social, todos esses locais ficarão vazios entre 23 e 31 de maio, sem crianças brincando e preenchendo os ares com risadas, conversas e gritarias. Apesar disso, a Aliança optou por não cancelar a Semana, uma vez que não se trata de uma série de eventos, mas sim de uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar e a questão do direito da criança a ter infância. 

Tema 

A cada ano, o conselho da Aliança pela Infância se reúne para pensar o tema da próxima edição da SMB. Com contribuições de membros do núcleo e percepções próprias, escolhem assuntos que se relacionam direta ou indiretamente com o brincar. 

Em 2016, o tema se voltou para as relações entre o brincar e o espaço e a criança no mundo. No ano seguinte, foi a vez de abordar a ligação do brincar com a ideia de tempo. Em 2018, uma novidade: a Semana Mundial do Brincar passou a ser realizada também em alguns países da América Latina, com o tema “brincar de corpo e alma”. Em 2019, o tema “o brincar que abraça a diferença” possibilitou inúmeros debates sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças. 

Este ano, a Aliança escolheu tratar sobre o brincar entre o céu e a terra, chamando atenção para a importância de incentivar e cultivar a imaginação da criança, tão presente no ‘faz de conta’ e nas brincadeiras que ajudam a pensar o mundo. 

Como funciona? 

Qualquer pessoa interessada em participar da mobilização pode organizar alguma atividade, sem precisar fazer parte de algum núcleo do movimento. No site oficial e na página do Facebook, a equipe da Aliança pela Infância está publicando, diariamente, dicas de ações e propostas, como fazer massinha caseira, teatro de sombras, criação de livros artesanais, contação de histórias e muitas outras opções. A ideia é colocar a imaginação para funcionar e aproveitar materiais que todo mundo tem em casa. 

Vale ressaltar que as ações devem ser gratuitas e, para fazer parte da programação oficial disponibilizada no site da Aliança, é necessário preencher o formulário neste link. Nessa página se encontram também os materiais com a comunicação oficial da SMB. Vale ressaltar que é possível adaptar o cartaz para divulgar iniciativas próprias. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]


Apoio institucional