TED lança programa para incentivar crianças e jovens a falarem em público

Por: GIFE| Notícias| 22/10/2018

Essa dica vai para professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Falar em público pode ser um desafio não só para pessoas mais tímidas. Para passar uma mensagem, é preciso ter desde clareza na fala e no pensamento, até desenvoltura para criar uma linha de raciocínio e transmitir ideias que façam sentido.

Pensando nisso, a TED-Ed, iniciativa jovem e educacional da organização norte-americana TED, criada em 1984 para espalhar ideias na forma de palestras rápidas – os chamados, TED Talks -, lançou o projeto TED-Ed Clubs. A proposta parte da crença de que uma ideia bem articulada pode alcançar e inspirar milhões de pessoas e de que é o conjunto da criatividade, ações, arte, poesia, protestos, perguntas, programação, sonhos e ideias da geração que está atualmente na escola que vai definir o futuro do mundo.

O TED-Ed Clubs é uma iniciativa que permite a participação de professores e estudantes de qualquer escola e tem como objetivo estimular as ideias de crianças e estudantes. Além de apoiar estudantes a desenvolverem a habilidade de falar em público, o programa também conecta salas de aula de diferentes países e compartilha ideias de estudantes na forma de palestras curtas no estilo TED.

As turmas que participam do programa recebem um material didático estruturado em dez encontros. Para cada um deles, estão programados TED Talks para ajudar os estudantes a se envolverem nos exercícios de pensamento crítico e desenvolverem habilidades de apresentação.

Como uma atividade de fechamento, os alunos podem gravar seu próprio TED Talk. O interessante é que o TED abre a oportunidade de os jovens fazerem o upload do vídeo na plataforma de premiação do TED-Ed, de forma a compartilhar suas ideias com milhões de pessoas.

Para participar, é preciso ter um grupo de no mínimo dois e no máximo vinte alunos interessados por professor. Para inscrever uma turma, basta preencher o formulário disponível neste link. Depois disso, é preciso enviar as autorizações de uso de imagem dos alunos para o endereço [email protected]. A equipe entrará em contato para fornecer mais detalhes sobre a formação. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas neste link.


Apoio institucional