Transformando Territórios fomenta desenvolvimento de organizações comunitárias

Por: GIFE| Notícias| 01/11/2021
Ainda pouco conhecidas no Brasil, organizações comunitárias têm se consolidado cada vez mais como um importante arranjo institucional para o desenvolvimento social e endereçamento das variadas demandas dos territórios.

A pandemia da Covid-19 deixou ainda mais evidente a importância de haver uma organização que tenha foco em um território e possa representá-lo para solucionar demandas urgentes. É assim que avalia Whilla Castelhano, coordenadora do projeto Transformando Territórios do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).

Whilla explica que enquanto o poder público e empresas atuam de forma pulverizada em uma região, os institutos ou fundações comunitárias olham a mesma região de forma personalizada, compreendendo suas peculiaridades, vulnerabilidades e, principalmente, potencialidades. “Por isso, estas organizações atuam em parceria com os órgãos públicos, empresas e até mesmo com famílias que têm ações filantrópicas, buscando desenvolver o território.” 

O Programa Transformando Territórios é uma iniciativa do IDIS com a Charles Stewart Mott Foundation para fomentar a criação e fortalecimento de institutos e fundações comunitárias no Brasil. O objetivo dessas organizações é buscar a melhoria da qualidade de vida de populações situadas em regiões geográficas bem delimitadas. 

“O IDIS e a Charles Stewart Mott Foundation entendem que este é um dos modelos filantrópicos que poderão ajudar no desenvolvendo social e sustentável de diversas regiões do Brasil e do mundo, trazendo um olhar comunitário e de base para o nosso crescimento”, afirma a coordenadora.

Esses impactos positivos na vida das pessoas ocorrem a partir da captação, gestão e distribuição de recursos para organizações sem fins lucrativos e iniciativas sociais.  por meio do desenvolvimento de capacidades e valorização local.

O programa

A primeira etapa do programa foi realizada entre 2018 e 2019, e buscou entender o perfil de organizações ou iniciativas informais no estado de São Paulo que buscassem soluções para problemas sociais por meio do engajamento e envolvimento direto de comunidades locais. 

A segunda etapa, que teve início em 2020, focou no desenho e implementação no Brasil da iniciativa Transformando Territórios – Programa de Desenvolvimento de Institutos e Fundações Comunitárias. 

Atualmente, há 14 organizações participantes do programa, em oito estados do país. “É interessante notar que cada organização está em um estágio de maturidade e, consequentemente, de demandas para se fortalecerem ou nascerem como Instituto ou Fundação Comunitária”, analisa Whilla.

Essas organizações são apoiadas por meio de consultorias, workshops, palestras, leituras e um ‘toolkit’ de materiais desenhados especialmente para elas. Para ajudar a disseminar o conceito e atrair mais financiadores, o Transformando Territórios tem hoje cinco embaixadores: Beatriz Johannpeter, Helena Monteiro, José Luiz Egydio Setubal, Lucia Dallagnelo e Neca Setubal. 

Organizações comunitárias

Ainda pouco conhecidas no Brasil, organizações comunitárias têm se consolidado internacionalmente como um importante arranjo institucional para o desenvolvimento social e endereçamento das diferentes demandas dos territórios. São protagonistas da interlocução entre organizações e iniciativas sociais com os doadores, sociedade civil e poder público, promovendo transparência e engajamento. Ainda atuam como grantmakers, ou seja, financiam projetos e iniciativas sociais em múltiplas causas.

Como participar

Organizações e líderes que se identifiquem e queiram desenvolver ou apoiar esse modelo comunitário, podem acessar o site do programa que possui diversos conteúdos sobre o tema.


Apoio institucional