Saiba como participar do #diadedoar que acontece dia 28 de novembro

Por: GIFE| Notícias| 09/11/2017

No dia 28 de novembro, Organizações da Sociedade Civil (ONGs, OSCs, hospitais e escolas filantrópicas e demais organizações privadas sem fins lucrativos) podem desenvolver campanhas para receber doações. A proposta faz parte do movimento #DiadeDoar – realizado em 35 países, como fomento à cultura de doação por parte de pessoas físicas e empresas.

Empreendido no Brasil pela primeira vez em 2013, o #DiadeDoar, ou #GivingTuesday – como é conhecido no exterior -, foi criado pela organização 92Y, nos Estados Unidos, em 2012, sendo hoje a principal campanha no mundo para promover a filantropia.

A campanha

“Quem tem coração doa, quem doa transforma.” O mote do #DiaDeDoar 2017 corrobora os resultados do World Giving Index 2016, que demonstram que mais de 65% dos brasileiros gostariam de se engajar em causas sociais e serem participativos no cotidiano da transformação de impacto positivo.

Para facilitar o destino da doação, o site da campanha é responsável por fazer o matching entre pessoas que queiram doar e organizações que tenham preparado ações para o #DiadeDoar. Em ambos os casos, o cadastro deve ser feito pelo link. 

Como faço para captar?

O site do movimento e a plataforma Captamos reuniram diversas dicas de como as organizações podem construir suas ações e campanhas. Abaixo, transcrevemos algumas delas:

1. Crie uma meta
2. Encontre quem faça um matching
3. Seja criativo e tente coisas novas
4. Aproprie-se do movimento
5. Recrute embaixadores
6. Fale com a imprensa local
7. “Use a gaveta da escrivaninha”
8. Seja social – compartilhe em suas redes
9. Celebre e compartilhe seu sucesso
10. Diga obrigado

Para mais detalhes de cada uma das dicas, acesse o link.

Para as OSCs brasileiras que queiram captar internacionalmente, a fundação suíça Givengain, parceira global do #GivingTuesday, irá direcionar 2 mil dólares em serviços. O Kit Inicial de Captação de Recursos pode ser baixado aqui. Para ter acesso à iniciativa, basta escrever para [email protected].

Como faço para apoiar?

Sou pessoa física. A ideia é buscar alguma organização participante da iniciativa (acesso o site). Os cidadãos também podem atuar como Embaixadores Sociais, compartilhando a hashtag #diadedoar em suas redes sociais.

Sou pessoa jurídica.  Cadastre-se no site do movimento. E, para potencializar suas ações, a dica é encampar a estratégia de matching, ou seja, igualar as doações que os funcionários fazem a alguma organização. Outra ideia é liberar os colaboradores em algumas horas da jornada de trabalho para ações de voluntariado.

Quero divulgar. E para aqueles que quiserem apoiar na divulgação do movimento, a campanha oferece uma série de materiais gratuitos – vídeos, cartazes, imagens, posts para redes sociais – que podem ser baixados por este link.

 

Acompanhe quinzenalmente notícias relacionadas


Apoio institucional