Edital do Instituto C&A visa implementação de modelos de negócios circulares na moda
Por: GIFE| Notícias| 05/02/2018
Para mudar a ordem vigente na indústria da moda e incentivar a implementação de modelos de negócios circulares, estão abertas, até o dia 18 de fevereiro, as inscrições para o edital “Bridging the Gap”, do Instituto C&A.
A ideia é reunir e financiar iniciativas inovadoras que promovam a implementação de modelos circulares de negócios em companhias e empresas de todos os níveis da cadeia de valor de vestuário. O Instituto C&A parte da crença que a economia circular é um redesign da indústria de moda, a fim de que esta seja positiva tanto para as pessoas envolvidas quanto para o meio ambiente.
Ainda, a Fundação defende que, apesar do setor estar cada vez mais aberto a economia circular em um nível técnico, é importante pensar nessa estratégia como modelo de negócio, que implica em mudanças: os materiais e roupas passam a ser um serviço, e não um produto a ser rapidamente descartado. Além disso, uma lógica circular da indústria da moda altera o funcionamento da mesma até então, uma vez que clientes tornam-se fornecedores de material e os fornecedores tornam-se clientes de material. Essa mudança de paradigma é ecologicamente saudável, mantendo em altos níveis a vida útil dos produtos e o valor dos materiais.
Podem participar da seleção projetos inovadores, de organizações com ou sem fins lucrativos, que proponham mudanças organizacionais na cadeia produtiva e utilizem o modelo de design thinking (como, por exemplo, definir de forma correta o problema ou desafio a ser solucionado e prototipar múltiplas soluções antes de escolher uma para execução completa).
Também são requisitos de participação que os projetos sejam desenvolvidos em países ou áreas específicas por empresas com experiência na região e no mercado. Além disso, as propostas devem ter um prazo de duração de no máximo três anos, e um pedido de financiamento de até 300 mil euros. Também são incentivados a participar projetos menores que queiram ganhar visibilidade e escala, assim como aqueles que têm outros financiadores. Ao todo, o instituto C&A tem um orçamento de 1,5 milhão de euros para financiamento. A expectativa é selecionar até sete projetos.
Inscreva-se
A Fundação ficará responsável por criar uma rede de contato entre os vencedores, para que possam conectar-se e trocar experiências, aprendizados e metodologias. Todas as informações referentes ao edital estão no regulamento, disponível na íntegra no site do Instituto C&A.
Para participar, os interessados devem preencher o template (disponível no apêndice do regulamento), descrevendo a iniciativa, seu contexto e o perfil da organização em, no máximo, três páginas e enviá-lo, até o dia 18 de fevereiro, para o endereço: [email protected].