Brasil não atingiu nenhuma das metas globais de combate à fome definidas pela ONU

Por: GIFE| Notícias| 18/07/2022
combate à fome

O Brasil não conseguiu atingir nenhuma das metas globais estabelecidas pela ONU para erradicar a fome. É o que aponta o VI Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Implementação da Agenda 2030, lançado no fim do último mês na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. O documento foi produzido por 101 especialistas de 48 organizações integrantes do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030.

O Relatório apresenta, a partir de dados oficiais, um panorama geral das políticas sociais, ambientais e econômicas. É o único documento no país que acompanha o status de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17 metas globais estabelecidas em 2015 pela ONU para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, o clima e atingir a Agenda 2030. Ainda este ano será disponibilizada uma tabela comparativa, mostrando a evolução e a regressão das metas analisadas.

O ODS 2 tem como propósito a erradicação da fome e, além das metas não terem sido  alcançadas, o cenário é de retrocessos. “É preciso prestar atenção nesse quadro que coloca mais de 33 milhões de brasileiras e brasileiros sem ter o que comer”, afirma Francisco Menezes, analista de Políticas da ActionAid e um dos especialistas que elaboraram o documento. 

Acesse aqui o Relatório


Apoio institucional