Após o Censo GIFE 22-23 apresentar informações quantitativas a respeito do cenário do Investimento Social Privado através da perspectiva dos seus associados, chegou a vez de lançar luz sobre esses dados a partir de entrevistas. Baseado nesse enfoque, o GIFE lança, nesta segunda-feira (2), a pesquisa “Olhares do ISP”, que aborda os desafios mais relevantes e as oportunidades do setor.
Com o subtítulo “Reflexões e análise do setor à luz do Censo GIFE”, o estudo aprofunda os temas do ISP no Brasil por meio das perspectivas de lideranças dos associados GIFE.
“Uma pesquisa qualitativa nos permite mergulhar com mais profundidade nos debates, nas práticas e mesmo nas contradições do ISP e da filantropia institucionalizada enquanto fenômenos sociais e humanos”, afirma Patrícia Kunrath, coordenadora de Conhecimento do GIFE.
Ivone Maio, diretora executiva do Instituto Cíclica, parceiro técnico do estudo, destaca que a pesquisa buscou trazer diferentes vozes do campo, que pudessem emprestar suas vivências, para refletir sobre temas centrais da filantropia hoje, mostrando ideias e práticas que podem inspirar o avanço do campo. Ela acredita que a pesquisa consegue abordar a diversidade de posições, inclusive as controvérsias entre as falas coletadas. “Escutar estas contradições oferece uma oportunidade de olhar os fenômenos de outros prismas.”