Retrospectiva redeGIFE 2024: as reportagens especiais 

Por: GIFE| Notícias| 16/12/2024

 

Ao longo do ano de 2024, o GIFE produziu dez reportagens especiais com os mais diversos temas, como os inadiáveis caminhos de combate às mudanças climáticas, a luta por direito a moradias dignas, justiça social, cidades sustentáveis, filantropia negra, entre outros. 

Que calorão!! Aquecimento global afeta principalmente mais pobres, pessoas negras e mulheres

Especialistas apontaram os impactos sociais e de saúde do calor extremo, associando-os à desigualdade e ao racismo ambiental. A reportagem também aborda possíveis soluções, incluindo adaptação climática e maior investimento em políticas públicas. Confira o texto.

Direito à moradia digna é teoria constitucional não aplicada

O Brasil enfrenta um paradoxo: o número de imóveis vazios é mais que o dobro do déficit habitacional. Apesar de ser um direito constitucional, a moradia digna permanece inacessível para milhões, especialmente mulheres negras. A reportagem aborda iniciativas para sanar o déficit e a função social da propriedade. Leia aqui. 

  Desenvolver cidades mais justas e sustentáveis requer ruptura com herança colonial

A reportagem explora as desigualdades nas cidades brasileiras, destacando fatores como a herança colonial e escravocrata que moldaram o espaço urbano. Nesse sentido, cidades do Norte e Nordeste enfrentam os piores indicadores sociais. Iniciativas públicas e privadas buscam enfrentar esses desafios, promovendo urbanismo social e desenvolvimento sustentável com foco em igualdade e inclusão. Confira. 

Atuação do investimento social em crises emergenciais é fundamental, mas ainda é desarticulada

A atuação do investimento social privado (ISP) em crises emergenciais no Brasil, como em desastres climáticos, assim como aconteceu no Rio Grande do Sul, é essencial, mas ainda carece de coordenação eficaz. A falta de políticas públicas articuladas e de estratégias de longo prazo limita a resposta às crises e a prevenção de impactos futuros. Organizações locais têm demonstrado agilidade, mas enfrentam desafios na captação contínua de recursos. Leia mais. 

A responsabilidade do ISP e os gargalos da segurança pública

O especial do GIFE apresenta a segurança pública como um dos principais problemas do Brasil, destacando a falta de eficiência no combate, evidenciada através dos dados do Atlas da Violência 2024. O ISP ainda atua pouco na área, apesar de iniciativas que buscam promover prevenção e justiça social. Especialistas apontam que o ISP pode apoiar com dados e fortalecimento de organizações da sociedade civil, por exemplo. Leia a reportagem completa. 

Investimento social privado pode potencializar papel transformador do esporte no Brasil

Apesar de iniciativas comunitárias que usam o esporte para inclusão social, muitos atletas enfrentam dificuldades por falta de apoio financeiro e estrutural. O investimento social privado é apontado como uma solução para ampliar o acesso ao esporte. Confira.

Os futuros da filantropia negra e a distribuição justa de recursos

A filantropia negra no Brasil tem a capacidade de promover equidade e justiça racial. Nesse sentido, o Mês da Filantropia Negra (BPM 2024) discute desafios, como a centralização de recursos e a sub-representação negra em conselhos de decisão, mostrando ser necessária uma reorientação estratégica para superar barreiras burocráticas. Além disso, são apontadas a importância da valorização de lideranças negras. Leia a reportagem completa.

Os desafios e soluções para preservar a riqueza natural dos biomas brasileiros

A reportagem aborda os desafios da preservação dos biomas brasileiros, como Cerrado, Pantanal, Caatinga e Amazônia, destacando problemas como desmatamento, queimadas e práticas agrícolas insustentáveis. Especialistas defendem ações emergenciais, restauração de áreas degradadas, promoção de práticas sustentáveis e maior engajamento do poder público, bem como a mobilização do setor filantrópico com o intuito de impulsionar soluções ambientais e sociais. Saiba mais. 

A importância do investimento no ensino superior para o futuro do país

A relevância do ensino superior é apresentada como ponto imprescindível para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, enfatizando o papel das universidades públicas na inovação e inclusão social. A redução de recursos e políticas públicas inadequadas limitam a expansão de oportunidades educacionais e a pesquisa científica. O investimento social privado é apresentado como uma alternativa para ampliar o acesso. Leia a reportagem completa.

  Pesquisa “Olhares do ISP” aprofunda reflexões sobre temas do investimento social a partir das perspectivas de lideranças

A pesquisa “Olhares do ISP” investiga o panorama do Investimento Social Privado no Brasil, focando nas perspectivas dos associados GIFE – líderes no setor. Os dados apontam avanços, mas também destacam desafios como a falta de transparência. Além disso, a pesquisa enfatiza a importância de temas como educação e mudanças climáticas, sugerindo uma maior integração entre as políticas públicas e iniciativas privadas. Confira a reportagem completa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional

Translate »