Agenda de Avaliação do GIFE lança site que reúne conteúdos sobre o tema

Por: GIFE| Notícias| 06/07/2020

A avaliação tem sido cada vez mais valorizada pelo setor, a fim de melhorar a governança e transparência nas iniciativas do investimento social privado (ISP) e das organizações da sociedade civil (OSCs).

Prova disso é o aumento de investidores atentos ao tema, como mostram os resultados do Censo GIFE. Se em 2016 20% dos 116 investidores sociais não avaliava seus projetos ou programas e 22% não dispunha de práticas ou políticas de avaliação estabelecidas, a edição 2018 da pesquisa mostrou que 83% dos respondentes afirmam avaliar algum de seus projetos ou programas prioritários. 

Parte desses resultados deve-se às diversas iniciativas fomentadas das quais o GIFE também fez parte em articulação com outros atores do campo, para promover a avaliação como um caminho para que as ações realizadas pelo ISP tenham mais impacto e efetividade. 

Para Graziela Santiago, coordenadora de conhecimento do GIFE, a avaliação é um dos aspectos de gestão e implementação de projetos e programas do ISP aos quais as organizações precisam estar atentas. Por isso, o GIFE vem de um longo caminho promovendo o tema como transversal a qualquer tipo de atividade realizada por investidores sociais. 

Essa convergência sobre a importância do assunto permitiu a realização de eventos nacionais e internacionais sobre avaliação, a publicação de livros, redação de artigos e o avanço do tema, com o adensamento de um grupo de organizações interessadas. 

Atualmente, a Agenda de Avaliação do GIFE conta com o apoio da Fundação Roberto Marinho, Itaú Social, Laudes Foundation e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e, para Graziela, a parceria vai muito além do apoio financeiro. “Muito mais do que um grupo fechado, a Agenda tem a proposta de promover a temática para o campo como um todo, com apoio técnico, de concepção, planejamento, elaboração e visão estratégica dessas organizações apoiadoras. Com a aproximação de mais interessados neste grupo, fomos definindo um planejamento estratégico de longo prazo de promoção da Agenda, com encontros, atividades e uma proposta mais robusta.” 

Hub de conteúdos 

Como parte da estratégia de fortalecer e qualificar ainda mais as discussões e as práticas do setor neste tema, a Agenda de Avaliação acaba de colocar no ar um novo site. A plataforma funciona como um hub de conteúdo, trazendo publicações, reportagens, vídeos, podcasts e dicas de eventos.

Camila Cirillo, coordenadora executiva da Agenda de Avaliação e consultora em M&A, explica que o site serve tanto como uma ferramenta para difusão das ações da Agenda, como para promover outras práticas relevantes produzidas no Brasil e no mundo sobre o tema. 

“Nós sentíamos falta de uma plataforma brasileira especialmente voltada para o assunto no campo do investimento social privado e que pudesse reunir publicações e notícias, divulgar cursos e outros materiais de referência”, explica a coordenadora. 

Desenvolver uma plataforma online abre caminhos para impulsionar debates e temas com outros grupos e pessoas de diferentes regiões, sobretudo no momento atual de distanciamento social em razão da pandemia. “Há uma importância cada vez maior dada às  interações online, e o site permite atingirmos mais pessoas com as nossas ações virtuais. A ideia é que possamos sair um pouco do eixo, sobretudo de São Paulo, onde realizamos muitas iniciativas presenciais. A exigência do momento acaba sendo uma oportunidade.”

Produção e curadoria de conteúdos 

Uma das abas principais do site é a de materiais de referência, com uma seleção de publicações sobre avaliação disponíveis na SINAPSE, biblioteca virtual do GIFE. É possível filtrar os resultados por termos, áreas temáticas, abordagens e métodos de avaliação, gestão de avaliação, aprendizado e reflexões, editores, tipos de documentos e ano da publicação.  

Muitos dos conteúdos produzidos são na língua inglesa, realidade também para outros assuntos do investimento social privado, como grantmaking. A falta de conteúdos adaptados ao contexto brasileiro é, portanto, mais uma oportunidade para maior incidência da Agenda de Avaliação, que já iniciou um processo de produções próprias com o lançamento da série Notas Técnicas

A primeira edição, que teve como tema Como Criar uma Cultura Avaliativa nas Organizações, apresenta quais são os objetivos prioritários daqueles que já investem em avaliação, o que é necessário em termos de recursos, como engajar a liderança e a importância de diversificar a avaliação (saiba mais). 

A plataforma traz também conversas com especialistas em monitoramento e avaliação, que resultaram na série especial “Avaliação”, do Podcast GIFE. A cada episódio, o programa contará com a participação de um convidado, colocando em pauta experiências que reforcem o potencial das práticas de M&A. 

No primeiro episódio, João Martinho, gerente de avaliação da Laudes Foundation e especialista em comunicação de dados e informação complexa, conectou a avaliação ao momento atual ao afirmar que práticas de monitoramento e avaliação são importantes por auxiliar no entendimento do impacto da crise nas pessoas, no ambiente, nas organizações e nos modos de ser e fazer. 

O especialista reforçou, ainda, que é fundamental introduzir momentos avaliativos ao longo do percurso, não apenas ao final de um projeto ou programa, por exemplo, de forma que todas as partes interessadas possam falar e serem ouvidas durante o processo (saiba mais). 

Serviços 

O site conta ainda com dicas de cursos e eventos disponíveis sobre o assunto, assim como os eventos da Agenda de Avaliação. Há também uma seção periodicamente atualizada com vagas e oportunidades no ISP para profissionais e organizações das áreas de avaliação.  

Camila reforça que a ideia do grupo é ter um site vivo e, por isso, o convite é para que as pessoas possam interagir com a plataforma, enviando dicas, sugestões e contribuições para adição de novos materiais e eventos.

Próximos passos 

O lançamento do site é a primeira fase do projeto. Segundo Camila, a plataforma receberá atualizações periodicamente, com novas funcionalidades e conteúdos para tornar a navegação mais dinâmica. Entre as ferramentas previstas estão um espaço de interação e troca de experiências para os interessados no tema, que chamará Peer Learning (do inglês, aprendizagem entre pares), e uma aba de glossário, com descrição de termos importantes para o campo. 

Todas as notícias referentes à Agenda de Avaliação do GIFE estão disponíveis neste link, e o site na íntegra pode ser acessado aqui


Apoio institucional