Aplicativo traz dados e mapas sobre preservação da Mata Atlântica

Por: GIFE| Notícias| 15/01/2018

Pode ser que muita gente não saiba, mas a mata que acompanha a Serra do Mar na descida para o litoral é uma das áreas remanescentes de Mata Atlântica do país. Com o objetivo de informar ao público sobre o estado de conservação de florestas, mangues e restingas que compõe esse bioma, foi lançada a plataforma “Aqui Tem Mata?”.

O aplicativo, uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), funciona como uma ferramenta de busca. A partir de uma pesquisa pelo nome do município, a plataforma apresenta mapas, gráficos e textos sobre o estado de conservação da Mata Atlântica nesse local.

Depois que o usuário digita o nome do município, obtém, entre outras informações, o total de área verde, população, áreas das unidades de conservação, bacias hidrográficas na região e taxa de desmatamento.

Ao pesquisar pelo município de São Paulo, por exemplo, obtém-se as seguintes informações: enquanto que a área total do município é de 152.110 hectares, a área de Mata Atlântica em 2016 era de 26.579,77 hectares, o que corresponde a 17,47% da mata original do município. No ranking do desmatamento entre 2000 e 2016, São Paulo está em 3264º lugar. Das cinco primeiros posições, quatro delas correspondem à municípios da Bahia; o primeiro deles é Santa Cruz Cabrália, com um desmatamento de 3057,81 hectares.

A base de dados conta com informações dos 3429 municípios onde o ecossistema existe ou já existiu. A ideia da plataforma é aumentar o conhecimento da população sobre o tema, para que, dessa forma, seja possível a realização de ações de conscientização e proteção à floresta.

Além das estatísticas, a plataforma também apresenta mapas com as áreas protegidas, como parques e as Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs), desde que tenham, no mínimo, três hectares de área contínua bem preservada. Isso significa que áreas urbanas menores (como parques) ou que possuam a vegetação muito alterada não entram na seleção do aplicativo.

Nas escolas

A plataforma também traz um guia rápido para estimular a discussão da preservação da floresta nas escolas. Desenvolvido para professores e alunos especialmente do Ensino Fundamental, a publicação explica a importância global da Mata Atlântica, sua história, as unidades de conservação, a questão da biodiversidade, a importância de um consumo consciente e outros pontos que buscam esclarecer por que é importante proteger esse ecossistema.

O download da publicação pode ser feito aqui.


Apoio institucional