Belo Horizonte recebe Encontro Nacional do Terceiro Setor em junho

Por: GIFE| Notícias| 18/06/2018

Nos dias 18 e 19 de junho, Belo Horizonte será palco da 14ª edição do Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS), que reúne representantes do poder público, iniciativa privada e entidades do Terceiro Setor com o objetivo de estreitar relacionamentos no campo social e promover caminhos para as empresas que pretendem investir no setor, facilitando as parcerias intersetoriais. A realização do evento fica a cargo do CeMais (Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais) e parceiros de Belo Horizonte.

Enquanto as empresas irão apresentar seus programas de responsabilidade social, os governos vão apresentar resultados, debater demandas e encaminhar propostas para o desenvolvimento social. As organizações do Terceiro Setor irão debater assuntos de interesse institucional e social, e refletir sobre o futuro do setor, com ênfase nas influências da legislação e mercado no desenvolvimento da sociedade.

A metodologia do encontro será de apresentação de cases de sucesso, palestras e rodas de conversa. Entre os principais temas que serão tratados estão o desenvolvimento de políticas públicas, posicionamentos em relação à legislação e contribuições ao fomento social.

Programação do evento

O primeiro dia da programação fica destinado à abertura do evento, assim como à entrega do Prêmio ENATS de Boas Práticas de Gestão – 2018. O painel 1, de abertura, terá como tema “Filantropia para a justiça social: experiências de apoio a Organizações da Sociedade Civil e movimentos sociais no Brasil”, e contará com as presenças de Valma Leite da Cunha, Promotora de Justiça das Fundações do MPMG, Graciela Hopstein, da Rede de Filantropia para a Justiça Social, Harley Fernandes, do Fundo PositHIVo e Fábio Deboni, do Instituto Sabin.

O segundo dia terá mais de 10 horas de programação com início às 8h. Ao todo, serão quatro painéis e várias rodas de conversa. O painel 2, por exemplo, irá discutir a questão de parcerias intersetoriais a partir do tema “Modelos de parcerias com organizações sociais”. Já o painel 3 conta com Thiago Alvim, do Nexo Investimento Social, Andrea Seaf, da Fundação Renova e Alessandra Peixoto, do Instituto UNIMED para discutir os “Desafios da Governança e relacionamento com organizações parceiras”. A programação completa pode ser consultada no site do encontro.

Inscreva-se

As inscrições podem ser realizadas até dia 18, o primeiro dia do evento, por este link. Dúvidas podem ser esclarecidas na aba ‘contato’ do site do encontro.


Apoio institucional