Brasil é o país mais letal para ativistas ambientais no mundo, aponta relatório da ONG Global Witness

Por: GIFE| Notícias| 10/10/2022

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Um relatório divulgado pela ONG Global Witness, em setembro, revela que o Brasil é o país mais letal da década para defensores do meio ambiente. Em 10 anos, foram mapeados 1.733 assassinatos de ativistas e líderes de comunidades tradicionais no mundo. Sendo que 20% dessas mortes ocorreram no Brasil, que registrou 342 casos. Uma a cada três vítimas era indígena ou afrodescendente.

Para combater esses dados alarmantes, o Fundo Brasil mantém o programa Apoio Emergencial para Defensores Indígenas, uma parceria com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). O fundo tem como objetivo atender lideranças indígenas ameaçadas e em situação de risco em função da sua luta por direitos e em defesa das terras indígenas. A liderança recebe apoio financeiro direto em medidas de proteção, logística, alimentação, atendimento à saúde física e psicológica, assessoria jurídica e fortalecimento das redes de proteção. 

As solicitações podem ser encaminhadas por formulário; e-mail [email protected]; ou em formato audiovisual, via Whatsapp (11) 93706 2732.

O Fundo Brasil mantém ainda o Fundo Emergencial Defensores de Direitos Humanos, voltado para ativistas dos direitos humanos em situações de risco.  Além do Apoio Emergencial – SOS Amazônia, para a solicitação de recursos por povos e organizações indígenas na Amazônia Legal brasileira para situações de emergência. Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui


Apoio institucional