Brasil retrocede em 60% das metas de desenvolvimento sustentável da ONU, mostra Relatório Luz

Por: GIFE| Notícias| 02/10/2023

Das 168 metas de desenvolvimento da ONU, 102 tiveram retrocesso no Brasil em comparação a 2015, de acordo com o VII Relatório Luz da Sociedade Civil. O documento foi lançado no dia 25 de setembro e reúne dados que revelam onde estamos em relação aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

“O VII Relatório Luz é lançado num contexto global de policrise e incertezas, justo quando acordos estratégicos para o desenvolvimento sustentável […] enfrentam evidentes retrocessos […] as evidências indicam que governos e instituições privadas com fins lucrativos ainda não fizeram o necessário para promover a implementação dos ODS”, diz um trecho do relatório.

Além do retrocesso em 102 metas (60,35%) no Brasil, 14 (8,28%) estão ameaçadas, 16 (9,46%) estagnadas, 29 (17,1%) com progresso insuficiente e apenas 3 (1,77%) com progresso satisfatório. 

Entre os destaques, o relatório chama atenção para a volta do Brasil ao Mapa da Fome (ODS 1 e 2); retrocesso em seis das 10 metas da educação e qualidade de ensino (ODS 4); falta participação de mulheres e comunidade LGBTQIA+ em quase todos os setores (ODS 5); os grupos mais atingidos pelas desigualdades socioeconômicas foram as mulheres e meninas, população negra e povos indígenas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste (ODS 10). 

Combate às mudanças climáticas; paz, justiça e instituições fortes; cidades e comunidades sustentáveis também são pontos de atenção.

Ainda assim, os especialistas responsáveis pelo relatório apontam que é possível retomar o caminho do desenvolvimento sustentável. Para isso, é preciso mudar paradigmas que norteiam a sociedade e que “naturalizam privilégios, corrupções, a heteronormatividade, o sexismo e o racismo estrutural”.


Apoio institucional