Ela decide seu Presente e seu Futuro: campanha incentiva empoderamento sexual feminino

Por: GIFE| Notícias| 08/07/2018

Como forma de possibilitar que meninas e mulheres tenham acesso a informações de qualidade sobre corpo, saúde sexual e reprodutiva e sexualidade, a Aliança pela Saúde e pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil criou a campanha “Ela decide seu Presente e seu Futuro: sexo, escolha e consciência”.

Inspirada no movimento global She Decides, originário nos Países Baixos, a iniciativa é liderada no Brasil pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo setor privado, e conta com apoio de outros setores.

A campanha defende que o poder de decisão das mulheres sobre seus corpos é fundamental para definir seu presente e futuro e que ter uma vida sexual ativa e saudável é direito de todas. Dessa forma, o portal da campanha oferece uma gama de informações sobre direitos, serviços e insumos para que o público feminino possa fazer escolhas sobre sua vida de forma independente.

Conteúdo

Para tratar de diferentes assuntos, o conteúdo do site foi dividido em cinco editorias: corpo, sexualidade, futuro, saúde e autoestima. Em cada uma, o tema é amplamente debatido com textos, imagens e gráficos.

No menu ‘Corpo’, por exemplo, o aparelho reprodutor feminino é apresentado em seus detalhes, inclusive com explicação minuciosa sobre o ciclo menstrual. Além disso, também são apresentadas as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) às quais as mulheres estão suscetíveis tanto em relações heterossexuais como homossexuais.

Já a seção ‘Sexualidade’ traz informações acerca das responsabilidades do homem durante a gravidez, como apoio à mulher, divisão de tarefas e acompanhamento em consultas, além dos métodos contraceptivos, seus funcionamentos, mitos e verdades.

Além dos conteúdos das editorias, o portal também traz ‘Vídeos’ com especialistas, médicos e personalidades para discutirem o tema. Já na aba ‘Notícias’, é possível acessar matérias sobre movimentos pela saúde sexual e reprodutiva e outros direitos das mulheres.

Com apoio de atrizes, jornalistas e youtubers como Juliana Alves e JoutJout, a campanha incentiva que cada vez mais mulheres se empoderem e tenham conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva, assuntos fundamentais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, sobre saúde, e 5, sobre igualdade de gênero.

Como apoiar

Todo apoio à campanha é bem-vindo. Empresas e organizações podem contribuir mediante assinatura do compromisso de adotar e apoiar medidas para empoderar o público feminino e de enfrentar os desafios de saúde pública, qualificar o debate público sobre saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos no Brasil, entre outros pontos.


Apoio institucional