Iniciativa reconhece e premia empreendimentos protagonizados por mulheres

Por: GIFE| Editais| 19/03/2018

 

Mais uma iniciativa de apoio às mulheres está no ar. O prêmio Consulado da Mulher de Empreendedorismo Feminino, com inscrições abertas, é uma iniciativa do Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, e tem como objetivo reconhecer e apoiar projetos e ações protagonizadas por mulheres em todo o território nacional.

A missão do Instituto, de empoderar empreendedoras a partir de conhecimentos e recursos para viabilizar a geração de renda, está diretamente ligada à premiação, que neste ano chega a sua sexta edição.

Dessa vez, serão duas categorias: empreendimentos coletivos e empreendimentos de impacto social. Em empreendimentos coletivos, é requisito do edital que os projetos sejam desenvolvidos no ramo de alimentação, além de serem desenvolvidos de forma coletiva, com lideranças ou maior presença de mulheres no grupo (no mínimo 70%).

Além disso, também é necessário que as iniciativas tenham, pelo menos, um ano de atividade, com possibilidade de crescimento, além de comprovarem que 70% dos integrantes tem renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo. Para essa categoria, a inscrição deve ser feita por uma entidade parceira do projeto.

Nesse caso, os dez empreendimentos selecionados poderão receber: acompanhamento do Instituto pelo período de dois anos; treinamentos presenciais ou à distância; eletrodomésticos da Consul; além de R$ 10 mil para serem aplicados em atividades de formação para os integrantes.

Já em empreendimentos de impacto social é necessário que as ações tenham como principal objetivo promover impacto social ou ambiental. Segundo o edital, é preciso que o negócio tenha um modelo de financiamento mais consolidado e não dependa de doações para sua continuidade. A iniciativa vencedora irá receber mentoria para expansão do negócio, assim como R$ 20 mil.

Uma comissão do Instituto Consulado da Mulher será a responsável por selecionar os projetos pré-aprovados. Na segunda etapa, os empreendimentos receberão visitas da comissão para verificação técnica das informações fornecidas. O resultado da seleção será divulgado no site oficial em julho.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de abril. Para a categoria de empreendimentos coletivos, o formulário está disponível nesse link. Já para o grupo de empreendimentos de impacto social, o formulário é esse. Nas duas categorias, o formulário deve ser enviado para o email [email protected].

Eventuais dúvidas devem ser esclarecidas pelo telefone (11) 3566-1329 ou pelo email [email protected]. Todas as regras estão disponíveis no edital no site do prêmio.


Apoio institucional