Canal do GIFE no YouTube reúne conteúdo sobre investimento social privado e mais

Por: GIFE| Notícias| 17/12/2018

Além das matérias divulgadas semanalmente no boletim redeGIFE, da agenda de eventos e da página exclusiva de cada associado dentro do site do GIFE, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas também conta com um canal na plataforma de vídeos YouTube.

Desde março de 2014, o GIFE alimenta o canal com vídeos sobre temas diversos do investimento social privado (ISP). As produções somam mais de 160 mil visualizações e mais de 1.600 inscritos, sendo 896 neste ano.  

Os 257 vídeos – 157 somente em 2018 – são divididos em playlists que agrupam o conteúdo de forma temática. É possível, por exemplo, fazer um tour pelos vídeos do X Congresso GIFE, realizado em abril de 2018, em São Paulo. O evento gerou um conteúdo rico para a plataforma. A playlist, composta por 49 vídeos, tem início com uma série de debates online de aquecimento para o Congresso, que trataram, além do tema principal da décima edição – Brasil, Democracia e Desenvolvimento Sustentável -, de gênero e raça, os desafios de doar no Brasil, tendências para negócios de impacto, doações filantrópicas e mídia e fakenews.

Além disso, é possível assistir a abertura do Congresso, com a participação de Neca Setubal, presidente do Conselho de Governança do GIFE (confira a matéria aqui), além de vídeos sobre diversas mesas temáticas como avaliação, advocacy e educação, e também o encerramento do evento.

O canal também traz uma lista da websérie “Sustenta OSC”, produzida no âmbito do projeto Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil que, dividido em quatro frentes de atuação – produção de conhecimento, comunicação, articulação e incidência – tem como objetivo construir um ambiente legal, jurídico e institucional saudável para a atuação das organizações da sociedade civil.

Produzidos em parceria com a MOVA, os oito episódios trazem temas como a importância de doar para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), cultura de doação no Brasil, confiança e transparência nas OSCs, barreiras e oportunidades na tributação da doação no Brasil, incentivos fiscais, entre outros. Ao todo, foram mais de 74 mil visualizações, 3.494 horas assistidas, 567 compartilhamentos a partir do YouTube e mais de 118 mil pessoas alcançadas nas redes sociais. Confira a websérie completa neste link.

O ano de 2018 também marcou a realização do projeto “O que o Investimento Social Privado pode fazer por…?”. A iniciativa tem como objetivo tratar de temas que o investimento social privado, como agente propulsor de transformação da sociedade, ainda não atua ou atua pouco. Representantes de institutos, fundações e outras organizações dão seu parecer em assuntos diversos como direitos das mulheres, equidade racial, gestão pública, água, mudanças climáticas, segurança pública, entre outros. 

Cada pílula de conteúdo, com até dois minutos de duração, pode ter mais de uma voz, como é o caso do tema direitos das mulheres, que conta com falas de Amália Fischer, do Fundo Elas; Jacira Melo, do Instituto Patrícia Galvão; e Margareth Goldenberg, da Goldenberg Consultoria. Os vinte vídeos individuais podem ser conferidos aqui, enquanto este traz um compilado das principais falas de cada entrevistado. Outra playlist reúne 44 depoimentos de participantes do X Congresso GIFE sobre quais são as contribuições do investimento social privado para novas agendas. 

Além desses, outros conteúdos estão disponíveis na plataforma, como vídeos da oitava e nona edição do Congresso GIFE, realizadas respectivamente em 2014 e 2016, e uma série especial da Globo Educação sobre Mitos & Fatos do Investimento Social Privado, gravada durante o 9º Congresso GIFE.


Apoio institucional