Casa Familiar voltada à educação de jovens do Baixo Sul da Bahia recebe Prêmio ODS Brasil
Por: Fundação Norberto Odebrecht| Notícias| 07/01/2019Cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, reconheceu iniciativas que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Na última quinta-feira (13), a Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), escola técnica integrada ao Ensino Médio localizada em Nilo Peçanha (BA), foi reconhecida com o Prêmio Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) Brasil após ter sido selecionada entre mais de mil participantes. Apoiada pela Fundação Odebrecht por meio do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), a Cfaf ficou em 2º lugar na categoria “Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão” em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.
“É a confirmação de todo um trabalho que fazemos na escola, nas comunidades do Baixo Sul da Bahia e na educação dos jovens. Tornar nossas ações conhecidas em âmbito nacional é a melhor gratificação que poderíamos receber e, hoje, já somos uma referência em boas práticas que contribuem de forma efetiva para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em todo o País”, afirmou Rita Cardoso, diretora da Casa Familiar.
Inscrita com o tema “Educação emancipadora e ações multiplicadoras nas comunidades rurais do Baixo Sul”, a escola apresentou na premiação o trabalho feito com os alunos em prol do crescimento de toda a região, que conta com o apoio de importantes parceiros como Fundação Odebrecht, Mitsubishi Corporation e Braskem. Com o resultado, a Casa passa a fazer parte de um banco de práticas que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Lázaro Rodrigues, assessor pedagógico da Cfaf, reforça a importância do Prêmio ODS Brasil. “Essa conquista é da comunidade e de todas as pessoas que contribuem para que esse sonho permaneça vivo, que é trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável, da formação humana e, acima de tudo, de contribuir para a transformação social do nosso país”. O evento de premiação contou com a presença de ministros, representantes da ONU e membros da sociedade civil. “Estamos valorizando a contribuição de pessoas e de entidades que se dedicam ao cumprimento dos ODS no Brasil. Homens e mulheres que trabalham para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou Eliseu Padilha, ministro chefe da Casa Civil, em discurso lido em nome de Michel Temer, Presidente da República.