Chamada vai premiar soluções socioambientais voltadas à região Nordeste

Por: GIFE| Editais| 27/04/2020

Dos mais de mil negócios socioambientais estudados pelo 2º Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental, 11% estavam localizados no Nordeste brasileiro. Para dar suporte a uma nova geração de empreendedores, startups e negócios voltados ao desenvolvimento da região, a 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais vai selecionar e premiar soluções inovadoras que gerem impacto socioambiental positivo na região.

A iniciativa é uma realização da plataforma Impacta Nordeste em parceria com Pipe.Social, NESst e in3citi e apoio do Instituto Sabin e do Sebrae Rio Grande do Norte.

Podem participar soluções inovadoras e com potencial de impacto e crescimento em qualquer fase de desenvolvimento e estabelecidas em um dos estados do Nordeste, além de alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As soluções devem responder a um ou mais dos seguintes desafios: 1) Um mundo justo, seguro e sem pobreza (ODS 1, 5, 10 e 16); 2) Saúde e bem-estar (ODS 2, 3 e 6); 3) Educação, habilidades e trabalho (ODS 4 e 8); e 4) Meio ambiente e Sustentabilidade (ODS 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15).

Categorias

Na categoria “Um mundo justo, seguro e sem pobreza”, por exemplo, podem se inscrever negócios que se propõem a acabar com a pobreza; alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; reduzir a desigualdade; promover sociedades pacíficas e inclusivas e acesso à justiça para todos; e construir instituições eficazes.

Já a categoria “Saúde e bem-estar” engloba soluções que buscam alcançar a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável; assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar, em todas as idades; gestão sustentável da água e saneamento para todas as pessoas.

Em “Educação, habilidades e trabalho” entram soluções que promovam a educação inclusiva e equitativa e de qualidade; e o emprego pleno, produtivo e decente.

Já em “Meio ambiente e Sustentabilidade”, negócios com o propósito de assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos; construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; padrões de produção e de consumo sustentáveis; conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos; proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Critérios e prêmios

Os negócios inscritos concorrerão a duas premiações distintas: o Prêmio Impacta Nordeste e o Speed Dating – rodada de negócios com investidores parceiros da plataforma Impacta Nordeste destinada a iniciativas mais maduras e escaláveis. Serão escolhidos até dez soluções em cada uma das categorias, sendo uma ganhadora por categoria do Prêmio e seis para o Speed Dating.

Os negócios serão avaliados seguindo os seguintes critérios: maturidade da iniciativa, oportunidade comercial e potencial de crescimento, alinhamento com os temas procurados, potencial de impacto regional no Nordeste brasileiro, habilidades da equipe e nível de inovação e disrupção da solução.

As soluções contempladas receberão até R$ 3 mil cada, além de destaque nas redes e eventos da Plataforma Impacta Nordeste.

Inscrições e resultado

As inscrições estão abertas até o dia 10 de maio e devem ser feitas no site da plataforma.

A partir de junho, serão divulgados as quatro iniciativas vencedoras do Prêmio Impacta Nordeste e os seis negócios selecionados para a rodada de Speed Dating com investidores. Os resultados estarão disponíveis  nos canais de comunicação da Impacta Nordeste.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional