Edital vai proporcionar coleta seletiva inteligente a doze municípios brasileiros

Por: GIFE| Notícias| 26/08/2019

Se você é gestor municipal e quer ver a reciclagem acontecendo de verdade na sua cidade, inscreva seu município no Edital Cidade+Recicleiros 2019 para concorrer a assessoria técnica e investimentos para implementar a coleta seletiva no seu município.

Uma parceria entre Instituto Recicleiros e SIG do Brasil, a iniciativa vai selecionar até 12 cidades com mais de 20 mil habitantes para receber o desenvolvimento e a implementação de um Plano de Coleta Seletiva. As inscrições vão até 1 de setembro. Os municípios contemplados receberão o desenvolvimento de um Plano de Coleta Seletiva Inteligente e assessoria técnica e investimentos para implementação das ações previstas neste Plano.

A ação proporciona milhares de toneladas de resíduos desviados de aterros e lixões, saúde e bem-estar às populações locais, postos de trabalho para populações de baixa renda, economia de recursos na operação da coleta de resíduos e visibilidade da cidade pelas boas práticas ambientais.

Erich Burger Netto, diretor institucional do Instituto Recicleiros, afirma que o Programa Cidade+Recicleiros tem como objetivo desenvolver a política pública da coleta seletiva e reciclagem em territórios brasileiros e efetivar sua prática em alto nível de eficiência.

“Selecionamos municípios por meio de um edital nacional que visa identificar gestores municipais engajados com o tema e conscientes das responsabilidades do poder público na implantação dessa importante agenda de preservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento cultural”, observa.

Como participar

O engajamento do poder público é fator fundamental para participar da chamada. O Edital deseja selecionar gestores públicos que estejam realmente engajados em fazer a coleta seletiva acontecer em alto nível.

Por meio da documentação solicitada para o edital e das fases de entrevistas, a iniciativa buscará identificar os grupos e lideranças da administração municipal que tenham compreendido as condições do edital, a forma como foi definida a aplicação do conceito de responsabilidade compartilhada e dêem condições para uma construção em parceria a fim de alavancar o patamar de sustentabilidade da gestão de resíduos.

Responsabilidade Compartilhada

Em linha com esse conceito, o município se compromete a regulamentar e realizar a coleta seletiva de resíduos recicláveis nos domicílios e pequeno comércio.

“Nós desenvolvemos o Plano de Coleta Seletiva, assessoramos na regulamentação e execução da coleta seletiva, implementamos a central de reciclagem, investimos em comunicação com o cidadão e oferecemos assessoria técnica por até 60 meses para o programa”, informa o site do edital.

Fases da chamada

As inscrições para participar da chamada se encerram no dia 1 de setembro, quando termina o prazo para o preenchimento do formulário da 1ª fase. No dia 20 de setembro se encerra o prazo para envio de documentação obrigatória e complementar.

No dia 30 de setembro tem início a fase de entrevistas com os municípios pré-selecionados, que vai até 18 de outubro. A indisponibilidade para entrevistas até esta data implicará na desqualificação do município no processo seletivo.

O anúncio dos municípios contemplados será feito no dia 28 de outubro, quando serão contatados os responsáveis pelas inscrições vencedoras para divulgação das agendas de trabalho.

Todas as informações e o regulamento do edital estão disponíveis no site da iniciativa.

Erich observa que o Programa possibilita uma contribuição alinhada a metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Conseguimos transformar o que antes representava apenas impactos negativos para as cidades e seus munícipes em fator de geração de trabalho e renda para populações em situação de vulnerabilidade social, preservação de recursos naturais, redução da emissão de gases causadores do efeito estufa, desenvolvimento da gestão pública, redução de gastos do município e conscientização da população, que é envolvida como elo fundamental para a realização do programa e principalmente sua perpetuação.”


Apoio institucional