Força Tarefa de Finanças Sociais promove consulta aberta sobre o tema

Por: GIFE| Notícias| 08/01/2018

Modern business skyscrapers seen from the window. General view panorama. Financial, economics, future etc. concept.

Está aberta até o dia 19 de janeiro, a possibilidade de participação em consulta da Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS). A ideia é levantar informações sobre o funcionamento de organizações do setor em 2017, suas visões sobre o campo de investimento e negócios de impacto social até 2020 e suas opiniões sobre as prioridades para o ano de 2018.

A Força Tarefa de Finanças Sociais foi criada em 2013 e lançada oficialmente em 2014. Um grupo de 20 organizações representantes do setor de finanças e negócios de impacto no Brasil elegeu os principais temas sobre o assunto e convidou especialistas para integrarem a rede.

A diretoria executiva da FTFS é composta pelo ICE e um grupo consultivo, inclusive com participação do GIFE. Além disso, a Fundação Telefônica Vivo e a Deloitte atuam como parceiros estratégicos, enquanto o ICE, a Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Península e a Lew’Lara\TBWA são parceiros financeiros.

O movimento tem quatro pilares: 1. produção de conhecimento; 2. monitoramento das recomendações; 3. acompanhamento da agenda global e local e 4. influência de atores estratégicos. A partir deles, o objetivo é articular uma rede de relações para atrair investidores, empreendedores, governos e parceiros e assim, fortalecer o campo dos investimentos e negócios de impacto no Brasil.

Em 2015, por exemplo, a FTFS lançou uma lista com 15 recomendações para avançar no campo, que devem ser impulsionadas em conjunto para fortalecer o campo até o ano de 2020. Entre as recomendações estão: protagonismo de fundações e institutos; compras governamentais; fundos de investimento de impacto; formatos inovadores para investimento, entre outras. Cada recomendação tem sua própria meta e todas elas podem ser conferidas neste link.

Acesse

O formulário da chamada pode ser acessado neste link. Vale ressaltar que os dados fornecidos na pesquisa serão publicados e podem ser utilizados no relatório produzido anualmente pela Força Tarefa. O ICE se disponibiliza a esclarecer dúvidas sobre a privacidade das informações compartilhadas pelo email [email protected].


Apoio institucional