Fórum Internacional RedEAmérica vai debater diversidade e desigualdades na América Latina

Por: GIFE| Notícias| 28/01/2019

Entre os dias 18 e 22 de março, será realizado, em Salvador, na Bahia, o XI Fórum Internacional RedEAmérica (FIR 2019).

A RedEAmérica constitui um grupo do setor empresarial que reúne organizações originárias de 14 países que têm o objetivo comum de promover comunidades sustentáveis na América Latina e Caribe. Cada país forma um bloco: o brasileiro é formado pela Fundação Alphaville, Fundação Otacílio Coser, Instituto Arcor Brasil, Instituto BRF, Instituto Camargo Corrêa, Instituto LafargeHolcim, Instituto InterCement, Instituto Lina Galvani, Instituto Votorantim e Natura Cosméticos S.A.

A escolha do tema relaciona-se ao fato de que, apesar dos avanços nas últimas décadas, a América Latina e o Caribe, região marcada pela diversidade, ainda sofre muito com desigualdades de diferentes naturezas. Para debater “a contribuição da diversidade para a promoção de comunidades sustentáveis”, o FIR Salvador 2019 terá uma programação extensa, dividida em quatro dias para membros da Rede e dois dias para o público geral.

A programação aberta, que acontecerá nos dias 21 e 22 de março, contará com rodas de conversa e painéis com temas diversos como “Diversidade cultural, inclusão e desigualdade: oportunidades e desafios para a região” e “Painel Somos diferentes, temos algo em comum, construímos juntos”.

Na parte da tarde, os participantes poderão optar por duas das oito sessões simultâneas, cujos temas são: Contextos difíceis: diálogos que constroem; Diversidade: um desafio para empresas globais?; Limites entre crenças, valores e práticas e direitos: um dilema na prática?; Migrações e diversidade: um novo desafio? – temas no primeiro bloco -; Negócios, diversidade e inclusão; Educação, chave para a compreensão e gestão da diversidade; Papéis socialmente construídos e igualdade de oportunidades e Diversidade, fonte de inovação e riqueza? – temas do segundo bloco.

Já o dia 22 será dedicado à discussão: “Medindo impacto do investimento social privado: Dia de aprendizado prático.” Na ocasião, os participantes poderão aprender com os palestrantes sobre conceitos práticos, exemplos e ferramentas para avaliar o impacto de programas existentes ou novos.

A programação exclusiva para membros contará com sessão de boas-vindas a novos membros, city tour, visita aos projetos “Pesca e horta escolar”, da Fundação Alphaville, e “Comunidade Empreende”, do Instituto Camargo Correa, rodas de aprendizados com temas diversos como “Como podemos contribuir para a efetiva implementação das políticas públicas para a primeira infância nos territórios?” e “Convivência que constrói: uma metodologia para o fortalecimento individual, coletivo e territorial”, entre outras atividades.

Aos interessados em participar, há duas possibilidades de taxa de inscrição. Para quem aplicar até 5 de fevereiro, o valor é de R$ 380 acrescido de 10% de taxas. A partir do dia 6 de fevereiro passa a ser R$ 400 e 10% de taxas. Cada organização membro da RedEAmérica possui duas vagas gratuitas. Este link reúne todas as informações sobre inscrições, incluindo o link para membros e para o público geral.


Apoio institucional