Fundação Abilis apoia organizações e pessoas com deficiência em países em desenvolvimento

Por: GIFE| Notícias| 28/01/2019

Criada em 1998, na Finlândia, a Fundação Abilis dedica-se a financiar projetos que promovem os direitos humanos, participação, vida independente, atividades organizacionais, educação e perspectivas de emprego a pessoas com deficiência em países em desenvolvimento.

O principal objetivo da Fundação é fortalecer a capacidade das organizações que têm pessoas com deficiência em sua direção, que acolhem pessoas com deficiências físicas, visuais, auditivas ou que sejam dirigidas por pais de filhos com deficiência.

A organização acredita que, com o fortalecimento dessas entidades e a consequente participação ativa das pessoas com deficiência, é possível contribuir para mudar a atitude negativa da sociedade em relação à deficiência.

Solicitações

Para receber apoio, as organizações devem enviar um e-mail para a Abilis no endereço [email protected] contendo um plano narrativo de projeto e um orçamento. A solicitação de financiamento é exclusiva a organizações de pessoas com deficiência –  com pelo menos 51% dos membros do conselho com alguma deficiência ou pais de crianças com deficiência – em países em desenvolvimento.

Além disso, é necessário que as entidades proponentes tomem decisões de forma democrática e tenham capacidade administrativa e financeira.

Os projetos não podem ter duração superior a um ano. Entre as possibilidades de ações a ser financiadas estão produção de material de formação e divulgação dos direitos  das pessoas com deficiência, tradução da Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência nas línguas locais, educação básica e formação profissional, emprego e geração de renda, vida independente e participação, capacitação das organizações e atividades de apoio para crianças e mulheres com deficiência.

Novas solicitações serão processadas a partir do dia 31 de janeiro. Tanto o projeto, quanto os participantes devem estar alinhados com os princípios estabelecidos pela organização. Todos os detalhes estão disponíveis no site da organização.


Apoio institucional