Fundação Abilis apoia organizações e pessoas com deficiência em países em desenvolvimento

Criada em 1998, na Finlândia, a Fundação Abilis dedica-se a financiar projetos que promovem os direitos humanos, participação, vida independente, atividades organizacionais, educação e perspectivas de emprego a pessoas com deficiência em países em desenvolvimento.

O principal objetivo da Fundação é fortalecer a capacidade das organizações que têm pessoas com deficiência em sua direção, que acolhem pessoas com deficiências físicas, visuais, auditivas ou que sejam dirigidas por pais de filhos com deficiência.

A organização acredita que, com o fortalecimento dessas entidades e a consequente participação ativa das pessoas com deficiência, é possível contribuir para mudar a atitude negativa da sociedade em relação à deficiência.

Solicitações

Para receber apoio, as organizações devem enviar um e-mail para a Abilis no endereço [email protected] contendo um plano narrativo de projeto e um orçamento. A solicitação de financiamento é exclusiva a organizações de pessoas com deficiência –  com pelo menos 51% dos membros do conselho com alguma deficiência ou pais de crianças com deficiência – em países em desenvolvimento.

Além disso, é necessário que as entidades proponentes tomem decisões de forma democrática e tenham capacidade administrativa e financeira.

Os projetos não podem ter duração superior a um ano. Entre as possibilidades de ações a ser financiadas estão produção de material de formação e divulgação dos direitos  das pessoas com deficiência, tradução da Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência nas línguas locais, educação básica e formação profissional, emprego e geração de renda, vida independente e participação, capacitação das organizações e atividades de apoio para crianças e mulheres com deficiência.

Novas solicitações serão processadas a partir do dia 31 de janeiro. Tanto o projeto, quanto os participantes devem estar alinhados com os princípios estabelecidos pela organização. Todos os detalhes estão disponíveis no site da organização.

Notícias relacionadas

Fundação FEAC desenvolve projeto para incentivar inserção de jovens com deficiência no mercado de trabalho em Campinas

Capacitar jovens de 16 a 24 anos com deficiência e incluí-los no mercado de trabalho em Campinas. Esse é o objetivo do Projeto Lab Inclusão, da Fundação FEAC. A iniciativa surgiu a partir da reflexão sobre a complexidade do tema e faz parte do programa Mobilização para Autonomia (MOB) da Fundação, que prevê a inclusão da pessoa com deficiência por meio da remoção das barreiras sociais.

Apoio institucional