Fundação Odebrecht divulga Relatório Anual 2018

Por: Fundação Norberto Odebrecht| Notícias| 22/07/2019

A Fundação Odebrecht acaba de lançar o seu Relatório Anual 2018. Em versão digital e trilíngue, a publicação apresenta à sociedade os destaques do trabalho da instituição a partir do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), executado no Baixo Sul da Bahia desde 2003. Apenas no último ano, mais de R$ 16 milhões foram investidos no PDCIS por parceiros e investidores sociais como Braskem e Mitsubishi Corporation, o que permitiu a realização de ações que reforçaram a transformação positiva na vida de jovens e famílias de pequenos produtores rurais de 260 comunidades, em 19 municípios.

De acordo com Fabio Wanderley, Superintendente da Fundação, a publicação mostra a atuação ética, íntegra e transparente da instituição e evidencia o comprometimento com os beneficiários. “Desejamos estabelecer relações horizontais, estimular o diálogo com diferentes atores e criar sinergias entre pessoas e organizações para práticas cada vez mais sustentáveis”, explica.

Atualmente, cinco instituições executam o PDCIS: a Organização de Conservação da Terra (OCT); a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan); e três escolas rurais de ensino médio e técnico: Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), Casa Familiar Rural de Igrapiúna (CFR-I) e Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN).

Construção do futuro

Conforme explicado no Relatório, 440 agricultores da região foram assistidos tecnicamente em 2018, sendo estimulados à prática de uma agricultura com responsabilidade ambiental. O produtor rural Jailton Rodrigues, associado à Coopatan desde 2015, comenta que a cooperativa fez a diferença em sua produção rural. “Quando nos tornamos cooperados, vimos que o trabalho podia ser diferente. Adotamos novas práticas e manejos, que melhoram nossa renda e dão mais vontade de produzir”, conta.

Com foco em viabilizar oportunidades para uma nova geração de adolescentes protagonistas, 318 alunos estiveram em formação nas Casas Familiares, recebendo uma educação para o desenvolvimento sustentável. Em 2018, Álvaro de Almeida, 17, foi um dos jovens que se formou pela Cfaf. Mais do que aprender, ele se empenhou em compartilhar conhecimentos. “Além de apresentar técnicas na comunidade onde moro, ensinei minha família inteira a manter uma horta”, diz.

Os beneficiários do PDCIS produziram mais de cinco mil toneladas de alimentos e registraram uma renda mensal de R$ 1.661,37. Para efeitos de comparação, segundo o censo do ano passado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a renda per capita média na Bahia é de R$ 841 e, no Brasil, de R$ 1.373. Importantes resultados também foram alcançados em 2018 no âmbito da conservação ambiental. Mais de 27 mil árvores foram plantadas pela OCT no ano passado. Além disso, 373 hectares de áreas foram conservadas e 30 nascentes restauradas.

Relatório Anual reforça o compromisso da Fundação Odebrecht com jovens e suas famílias.

Como destaques de Governança e Conformidade, a instituição passou a contar com um novo Conselho de Curadores e foram aprovadas e implantadas Políticas e Diretrizes para fortalecimento dos controles internos. Segundo José Ernesto Gonzalez, responsável por Pessoas, Finanças & Conformidade na Fundação Odebrecht, são ações que reforçam o comprometimento da instituição com seus diversos públicos. “A adoção de boas práticas de Conformidade é condição essencial para que as entidades do Terceiro Setor garantam o cumprimento às leis e aos requisitos de transparência esperados não só por seus investidores, mas também pela sociedade em geral”, disse.

O Relatório Anual 2018 da Fundação Odebrecht destaca ainda a Avaliação de Impactos do PDCIS, trabalho que permitiu comprovar, com rigor científico, que o programa social da Fundação gera transformações econômicas, sociais e ambientais significativas para seus beneficiários, e traz a prestação de contas da última campanha do Tributo ao Futuro, iniciativa que estimula a cultura da doação. Premiações e reconhecimentos também estão presentes na publicação, a exemplo da conquista do Prêmio ODS Brasil pela Cfaf.

Acesse o Relatório Anual 2018 da Fundação Odebrecht em: www.fundacaoodebrecht.org.br/RelatorioAnual2018