Fundação Volkswagen e Centro Paula Souza capacitam educadores em mobilidade e cidadania

 

Durante os meses de abril e maio, a Fundação Volkswagen e o Centro Paula Souza – autarquia do Governo do Estado de São Paulo que administra 222 Escolas Técnicas (Etecs) e 71 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) – realizam um ciclo de formação para educadores interessados em exercitar a integração de jogos em projetos didáticos voltados para mobilidade e cidadania. O curso acontece na modalidade semipresencial e prevê quatro encontros quinzenais, além de atividades a distância por meio de plataforma desenvolvida pela Fundação.

De acordo com Lucília Guerra, responsável pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e Gestão (Cetec) da autarquia, a parceria “oferece ferramentas que, muitas vezes, a escola não possui. Para o professor, expande as possibilidades e metodologias de ensino. Por meio do jogo, da ludicidade, ele se aproxima do universo do aluno e repensa o próprio processo pedagógico”.

A iniciativa é direcionada a professores e coordenadores do Centro Paula Souza e faz parte do projeto Jogo da Vida em Trânsito, da Fundação Volkswagen. Nesta edição, estão sendo beneficiados 60 profissionais de ensino, que multiplicarão a metodologia para suas unidades. Um dos focos é a aprendizagem por projetos, desde o planejamento até a avaliação.

Mobilidade e cidadania na prática

Mais do que capacitar os educadores a trabalhar com projetos e a explorar o tema da mobilidade em sala de aula, o objetivo da formação é transformar a realidade no entorno das Etecs e Fatecs, fazendo dos alunos e da comunidade escolar protagonistas de melhorias em benefício da sociedade. Assim, ao final do curso, os participantes desenvolverão um projeto-piloto, cujo formato poderá ser aplicado em suas escolas. Entre os temas que surgiram nas discussões dos primeiros encontros, estiveram mobilidade urbana, acessibilidade, educação e segurança no trânsito, entre outros. Em anos anteriores, projetos como a instalação de lombofaixas nas imediações das unidades contribuíram, inclusive, para a redução do índice de acidentes.

“O projeto faz muita diferença na vida dos alunos, que ampliam o alcance de suas ações enquanto cidadãos, para além do contexto escolar. Com isso, incentivamos o protagonismo a partir de um tema que inclui todos nós: a mobilidade”, refletiu Lucília Guerra. Aliás, a mobilidade foi recentemente incluída nas aulas de Ética e Cidadania das Etecs. “Formações como essa subsidiam o professor a se aprofundar nesse tema que, para além do componente de Ética, perpassa as demais disciplinas do Centro Paula Souza”, relatou Juliana Alves, Coordenadora de Projetos do Cetec.

Jogo da Vida em Trânsito

O Jogo da Vida em Trânsito (JVT) é um projeto educacional da Fundação Volkswagen, realizado em parceria com a Virgo Game Studios para estimular o aprendizado prático sobre mobilidade, cidadania e segurança no trânsito, por meio de formações semipresenciais de educadores da rede pública. Desde fevereiro de 2018, por meio de convênio assinado com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo de São Paulo, o JVT também está presente nos 20 municípios com os mais altos índices de acidentes no Estado. A implantação ocorre através de projetos pedagógicos interdisciplinares e lúdicos, em que os jovens protagonizam iniciativas locais para debater e melhorar a mobilidade. Há também cursos on-line disponíveis para todos os interessados. Com isso, a Fundação Volkswagen reforça sua vocação de mover pessoas pelo conhecimento, gerando mudanças e transformando potenciais em realidade.

Para mais informações sobre essa e outras iniciativas da Fundação, acesse: www.fundacaovolkswagen.org.br.

Related news

Apoio institucional