Fundo Fenômenos seleciona projetos criados ou desenvolvidos em regiões de média e alta vulnerabilidade em São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 18/03/2019

A Fundação Fenômenos tem como missão identificar e empoderar projetos que contribuem para transformações positivas na sociedade. Por isso, até 31 de março, iniciativas sociais que visam promover a qualidade de vida de suas comunidades podem se inscrever no Fundo Fenômenos.

O edital tem como objetivo selecionar propostas novas ou em curso em regiões classificadas como de média, alta ou muito alta vulnerabilidade social na cidade de São Paulo de acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social.

Movimentos sociais, coletivos, organizações da sociedade civil (OSCs), negócios de impacto ou parcerias entre esses atores podem inscrever seus projetos, desde que tenham sido criados ou sejam desenvolvidos em regiões periféricas do município de São Paulo e estejam alinhados a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Não serão consideradas ações ainda na fase de ideação.

A seleção será dividida em quatro etapas. Na triagem inicial, os projetos serão avaliados de acordo com seu histórico, proposta e impacto alcançado na comunidade onde atuam, além de perspectivas para o futuro. Na segunda fase, os proponentes deverão preencher novas documentações com informações complementares de suas propostas, como envio de vídeos e fotos de pessoas impactadas pela ação.

Na terceira etapa, uma equipe da Fundação irá visitar o local onde os projetos finalistas são desenvolvidos. Por fim, um júri irá escolher as iniciativas vencedoras de acordo com critérios como o potencial de impacto do projeto, os benefícios sociais, ambientais e econômicos gerados com sua realização, a composição da equipe proponente, seus conhecimentos, disponibilidade de tempo para executar o projeto, visão de futuro, comprometimento com a entrega de resultados e uso dos recursos fornecidos pelo Fundo.   

Serão selecionadas quatro iniciativas para receber R$ 45 mil, R$ 5 mil em materiais de comunicação, mentoria de um ano com possibilidade de extensão para dois anos, participação em formações e encontros da Rede Fenômenos, divulgação em canais da Fundação e acesso a rede de contatos.

Inscrições

Organizações interessadas devem realizar a inscrição até 31 de março a partir do preenchimento deste formulário. Todas as regras do edital estão disponíveis no regulamento. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].


Apoio institucional