Governo lança edital de apoio a startups lideradas por mulheres

Por: GIFE| Editais| 02/03/2020

Até o dia 16 de março estão abertas as inscrições do primeiro edital do Programa Mulheres Inovadoras, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC) em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a prefeitura do município de São Paulo. 

A chamada tem como objetivo selecionar até 20 startups inovadoras e lideradas por mulheres para participar de um processo de aceleração. O produto ou serviço oferecido deve ser marcado pela inovação, produzido/oferecido a partir de novas tecnologias ou do redesenho e combinação de tecnologias existentes, com algum componente de novidade. 

Para participar, é preciso que a empresa seja inovadora, ágil e com potencial de crescimento e retorno, além de apresentar base tecnológica. É requisito ainda o registro da mesma – há, pelo menos, três meses da data de inscrição – contar com pelo menos uma mulher empreendedora na posição de sócia e ter apresentado faturamento abaixo de R$ 4,8 milhões no último ano. 

Seleção 

A primeira etapa de seleção irá considerar os critérios de elegibilidade citados acima. As pré-selecionadas terão seus planos de negócios avaliados na segunda fase, com especial atenção aos critérios mercado, posicionamento e produtos, inovação e equipe e estrutura societária. 

Até o final de abril, serão escolhidas até 20 empresas para receber mentoria especializada, suporte e acompanhamento por profissionais do mercado, com foco na proposta de valor e no modelo de negócios, além de outras discussões que giram em torno de como o produto ou serviço da empresa atenderá a uma demanda específica – já existente ou em potencial – do mercado. 

Depois da aceleração, cada empresa deverá produzir e apresentar um relatório técnico final, que será base para uma banca avaliadora selecionar até cinco negócios, tidos como as melhores startups comandadas por mulheres no Brasil, para receber um investimento de R$ 100 mil. A lista das empresas reconhecidas será divulgada até meados de julho. 

Inscrições 

As inscrições para o edital podem ser realizadas via cadastro e preenchimento no site da Finep

Todas as regras da chamada estão dispostas no regulamento, disponível neste link


Apoio institucional