Instituto Yamana leva cultura, lazer e serviços à comunidade

Por: Instituto Yamana| Notícias| 06/11/2017

O Instituto Yamana realizou no mês de outubro mais uma edição do Dia Integrar em Jacobina, na Bahia. Cerca de 170 voluntários receberam e atenderam mais de 5 mil pessoas. A comunidade teve acesso a serviços como consultas médicas, vacinação, distribuição de kits odontológicos, aferição de pressão e glicemia.

Também foram oferecidos serviços para o cidadão, como emissão de RG e CPF, fotografia para documentos, orientação jurídica e consultoria para criação de currículo. Ao todo foram realizados 28.970 atendimentos. A cultura e o lazer marcaram presença com apresentações diversas e recreações com jogos e brincadeiras.

“Estimular a integração entre iniciativa privada, poder publico e sociedade em geral através da oferta de serviços diversos a população resgatando qualidade de vida e cidadania é o foco principal do “Dia Integrar”. Muitos dos atendimentos ofertados no dia Integrar são de difícil acesso no dia-a-dia da população, mas com a integração multi-atores podemos tornar isto  possível”, afirma Osvaldo Julio da Silva Filho, diretor executivo do Instituto.

Na unidade Maracá, o Dia Integrar foi realizado em setembro para as comunidades de Alto Horizonte, Campinorte e Nova Iguaçu de Goiás, em Goiás. A ação envolveu mais de 250 voluntários, que levaram serviços de cidadania, saúde, lazer, meio ambiente e cultura para a população. No total foram feitos mais de 18 mil atendimentos.

Imaginação e emoção para as crianças

Em outubro, no Mês das Crianças, o Instituto Yamana levou o projeto Contação de Histórias, do Grupo Experimental Teatro de Tábuas, para 1600 crianças em 13 escolas municipais em Jacobina e no povoado de Itapicuru (BA). As escolas municipais de Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás e Campinorte (GO) também receberam o projeto e cerca de 2250 crianças tiveram a oportunidade de participar. Elas assistiram e se emocionaram com a história “A Menina e o Pássaro Encantado”, de Rubem Alves.

“A educação é um dos pilares de atuação do Instituto, portanto celebrar o dia das crianças e as contações de história foi a estratégia que o instituto Yamana adotou em 2017 para ir muito além do simples entretenimento. Através das histórias, as crianças tiveram a oportunidade de elaborar seus anseios de forma lúdica fortalecendo sua visão sobre o mundo e as angustias que os cercam. Esta ação desenvolvida nas escolas e comunidades também teve o objetivo de demonstrar aos educadores locais a importância da literatura na construção integral do ser humano”, explica Osvaldo.

Entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro, o Circuito Estrada Fora, realizado pelo Grupo Experimental Teatro de Tábuas, levou cultura itinerante às cidades de Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás e Campinorte (GO). A iniciativa trouxe sessões de cinema e teatro para as comunidades, e beneficiou, especialmente, alunos das escolas municipais da região. Mais de três mil pessoas assistiram às sessões.


Apoio institucional