Levantamento busca reunir ações e programas de educação financeira pelo Brasil

Por: GIFE| Notícias| 05/03/2018

 

Com o objetivo de conhecer boas ações e programas que tenham as finanças como principal assunto, estão abertas as inscrições para o 2º Mapeamento nacional das iniciativas de educação financeira.

O projeto, da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), coordenado pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), começou em 2009, com um levantamento preliminar dessas ações. Nesta edição, foram identificadas 64 iniciativas em todo o país.

Já em 2014, foi lançado o 1º Mapeamento Nacional, com 803 programas e ações em todo o território brasileiro. Alguns dados obtidos pelo levantamento, como a grande concentração de iniciativas nas regiões Sul e Sudeste, mostrou o tamanho do desafio que o país tem para caminhar na direção de uma nação educada financeiramente.

Além dessa, outras informações também foram apontadas nos relatórios, como: 60% das iniciativas são gratuitas; 50% têm atuação nacional; 46% atendeu até 500 pessoas no último ano e 20% atendem mais de 10 mil por ano; 46% das ações são presenciais; 37% são mistas (presencial e virtual) e 17% somente virtuais. Conheça, neste link, as iniciativas, análises e estatísticas do primeiro levantamento.

Para esse segundo mapa, a ideia é a mesma: reunir boas práticas de educação financeira no Brasil, de forma a conhecer o cenário atual no país e traçar um panorama de desafios e oportunidades.

Inscreva-se

Podem participar da seleção ações, programas e projetos de escolas do Ensino Fundamental e Médio, sejam públicas ou privadas; universidades; faculdades; centros de tecnologia; associações; cooperativas; órgãos da iniciativa privada; professores e pessoas físicas, desde que o tema seja educação financeira. A coordenação do segundo levantamento ficará a cargo da AEF-Brasil e da Plano CDE, empresa de pesquisa e consultoria de inovação sobre investimento social para as classes C, D e E.

As iniciativas podem ser inscritas no site do mapeamento até o dia 23 de março. A lista das selecionadas será divulgada durante a abertura da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no dia 14 de maio.


Apoio institucional