Programa Formare: Educação profissional de qualidade hoje, transformação social amanhã

Por: Fundação Iochpe| Notícias| 08/07/2019

O Formare é um programa da Fundação Iochpe destinado a formar jovens em situação de vulnerabilidade social para o trabalho e para a vida. Os cursos de educação profissional são desenvolvidos em parceria com empresas de médio e grande porte, dos mais diversos segmentos econômicos.

A formação acontece dentro das próprias empresas. Aprende-se na prática, vivenciando os desafios e saberes peculiares de cada empresa, sendo que os próprios colaboradores ministram as aulas e compartilham seu conhecimento como educadores voluntários do Formare.

Assim, o Programa transforma a empresa em um ambiente de aprendizagem inovador e duplamente impactante: tanto os jovens quanto os colaboradores passam por um processo de desenvolvimento profissional. O impacto social é certo: o Programa Formare é reconhecido por garantir alto índice de empregabilidade para seus alunos. Além de promover o aperfeiçoamento profissional dos colaboradores das empresas e a integração entre áreas, o Programa gera um impacto de 80% de inserção no mercado de trabalho para os jovens que concluem os cursos. Hoje são 46 empresas parceiras em todo o Brasil.

É o caso da Cummins: “O Formare, para nós da Cummins, é motivo de orgulho, por ser um programa que desenvolve tanto habilidades técnicas como comportamentais e mais ainda, desperta o potencial de cada jovem para trilhar seu projeto de vida. Ter os nossos colaboradores envolvidos como voluntários é outro grande ganho, seja na aplicação de seus conhecimentos e habilidades nas diversas fases do projeto, seja pela satisfação do impacto de cada voluntário na vida desses jovens!” conta Soraia Senhorini Franco, Gerente de Responsabilidade Corporativa na empresa.

Para além da responsabilidade social, em 2018 a Fundação Iochpe comprovou que existem também benefícios econômicos para as empresas que adotam o Formare. Em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) foi lançada uma ferramenta que mede o retorno econômico-financeiro sobre o investimento social de sustentabilidade (ROI-S) feito por empresas no Programa Formare.


Apoio institucional