Projeto TransFormar realiza Encontro Pedagógico em Casimiro de Abreu

Por: Instituto João e Maria Backheuser| Notícias| 16/04/2018

 

No último dia 04 de abril, o Projeto TransFormar, realizado pelo Instituto João e Maria Backheuser em parceria com a Prefeitura de Casimiro de Abreu e a Comunidade Educativa CEDAC, realizou um Encontro Pedagógico com professores de Casimiro de Abreu e Barra de São João, no interior do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi voltado para os educadores da rede municipal.

O principal assunto debatido foi a Base Nacional Comum Curricular. Roberta Panico, diretora da Comunidade Educativa CEDAC, problematizou as implicações da Base para a (re)elaboração dos currículos. O encontro também teve foco na gestão escolar, que tem como princípio o investimento na parceria entre escola e família, como modo de fortalecer a aprendizagem dos alunos.

Objetivos

Para este ano de 2018, os principais objetivos para a frente de gestão escolar são a ampliação de conhecimentos neste gerenciamento, constituição de uma equipe escolar e a articulação com a comunidade. Sendo este último item parte de uma outra ação do TransFormar, que é o Ciclo de Conversas com as Famílias.

Durante o encontro, os professores puderam conhecer mais a respeito do projeto TransFormar, que vem sendo realizado há três anos em Casimiro de Abreu. De acordo com Anna Backheuser, presidente do Instituto, o objetivo da parceria é trabalhar com educadores locais paras fortalecer as práticas formativas desses atores. “Trabalhamos principalmente com a capacitação de profissionais da educação infantil. O foco está no aprimoramento das práticas de ensino da leitura e da escrita, e especialmente na gestão escolar”, explica Anna.

 

 

 


Apoio institucional