Retrospectiva redeGIFE: confira as principais reportagens sobre o ISP no Brasil publicadas em 2023
Por: GIFE| Notícias| 18/12/2023Foto: istock photo
No último boletim redeGIFE de 2023, confira algumas das principais reportagens publicadas no ano, que perpassam pelas questões sociais que norteiam o campo, e tendências que se destacaram no investimento social privado (ISP).
∠ Crise humanitária do povo Yanomami foi alertada por associações e lideranças indígenas
No dia 20 de janeiro, foi declarado estado de emergência de saúde pública em decorrência da crise humanitária do povo Yanomami em Roraima. O boletim redeGIFE ouviu o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e a Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí) para entender os fatores que provocaram a crise, e o que a iniciativa privada pode fazer além do momento emergencial.
∠ Cultura de volta à cena: a retomada dos investimentos públicos e privados no setor
O primeiro especial redeGIFE de 2023 abordou a volta à cena da Cultura no Brasil. Após dois anos de pandemia, que impactaram diretamente no setor, e extinção do Ministério da Cultura em 2019, a área voltou a se movimentar com o retorno do ministério. Ouvimos especialistas, gestores culturais e representantes do ISP para saber o que o período reservava e o que era preciso ser feito.
∠ Futuro da educação no Brasil: da pandemia à Reforma do Ensino Médio
A reportagem traz um raio-x das principais questões da educação pública no início de 2023, como a taxa de analfabetismo, a aprovação do Sistema Nacional de Educação, as críticas ao novo Ensino Médio e as desigualdades educacionais que atingem grupos vulneráveis e que foram evidenciadas pela pandemia de Covid-19.
∠ Desafios e potencialidades para a atuação do investimento social e da filantropia no Nordeste do Brasil
Atores do campo avaliam como apoio a iniciativas na região é desproporcional às necessidades e desafios que enfrentam. Empreendedores sociais e organizações da sociedade civil destacam as principais potencialidades da região.
∠ PL 2630 coloca Brasil no centro do debate sobre regulação de plataformas no mundo
Conhecido como “PL das Fake News”, o tema teve forte apelo na esfera pública. A matéria explicou a importância da regulação das plataformas, destacando ainda os impactos da medida para as crianças e adolescentes expostos no mundo digital.
∠ O potencial transformador da filantropia independente
O especial redeGIFE respondeu o que são Fundos Independentes, o que os diferencia das demais práticas de investimento social, além das potencialidades, fragilidades e desafios da filantropia independente.
∠ Ativistas reivindicam direitos, reconhecimento e recursos na celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e de Tereza de Benguela
No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho, explicamos as origens do Julho das Pretas, ação de incidência política conjunta e propositiva de organizações de mulheres negras, com pioneirismo do Nordeste e na Amazônia. Além de cobrar compromisso do ISP com as agendas das mulheres negras.
∠ Filantropia Negra: o amor como caminho de ação para a justiça social
Inspirado nas obras da escritora e ativista bell hooks, o Mês da Filantropia Negra de 2023 teve como tema “Love in action”. Atores da filantropia e do ISP falaram sobre a prática ancestral da filantropia negra. Em infográfico, trazemos um pouco da história de bell hooks e sua produção sobre o amor como ferramenta para transformação social.
∠ GIFE lança guias sobre confiança na filantropia e reforça importância de novas relações entre doadores e donatários
A filantropia baseada na confiança tem se mostrado um caminho promissor. Buscando ampliar esse debate, o GIFE traduziu e lançou quatro guias do Trust Based Philanthropy Project, projeto que nasceu nos Estados Unidos e que busca qualificar o relacionamento entre financiadores e beneficiários.
∠ Censo GIFE 22-23 mostra que recursos investidos superaram expectativas pós-pandemia
Entre os destaques da edição está a superação da expectativa de volume de recursos investidos em 20%, o crescimento dos fundos independentes e uma maior projeção de recursos para 2023. Por outro lado, a concentração de recursos na região Sudeste, e disparidade de gênero e raça nos conselhos deliberativos requer atenção do setor.